Bússola

Um conteúdo Bússola

Por que o Live Commerce pode transformar o varejo online no Brasil

Em artigo, especialista da shopee fala sobre o Live Commerce, que utiliza todo o poder de engajamento das lives a favor do comércio digital

 Compras via app ou internet são as preferidas para 64% das pessoas, segundo dados da NZN Intelligence (Banco Pan/Divulgação)

Compras via app ou internet são as preferidas para 64% das pessoas, segundo dados da NZN Intelligence (Banco Pan/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 11 de setembro de 2023 às 13h00.

Última atualização em 11 de setembro de 2023 às 18h55.

Por Rodrigo Farah*

O fenômeno do Live Commerce está ganhando cada vez mais adeptos com rápida escalabilidade no varejo online. Apesar de não ser uma ideia nova, o conceito de vendas com transmissões ao vivo está sendo impulsionado globalmente com avanços de tecnologias, conteúdos engajadores e humanização da experiência das compras digitais. Esta nova onda das lives repleta de inovações tem o potencial de favorecer o comércio online em larga escala, além de construir e reforçar comunidades com a aproximação direta entre marcas, vendedores e consumidores.

Segundo a pesquisa "Social Commerce 3.0 – Tendências de consumo nas redes sociais”, recém-publicada pela Opinion Box, as vendas por meio de transmissões ao vivo estão em grande ascensão, com 28% dos brasileiros já adeptos às compras por este meio. Além disso, 54% dos entrevistados disseram ter mais explicações sobre o produto quando usam o Live Commerce.

Este é um grande diferencial da venda online e ao vivo: o consumidor consegue entender todos os detalhes de um item enquanto pesquisa, o que aumenta sua chance de comprar. Trata-se de uma experiência personalizada na qual o usuário consegue tirar suas dúvidas pelo chat e ser respondido diretamente pelo vendedor ou marca.

Um estudo recente da McKinsey aponta que a taxa de conversão em canais de Live Commerce pode ser até dez vezes mais alta se comparada ao modelo de e-commerce tradicional – principalmente tratando-se das audiências mais jovens.

Esta análise vai de encontro a performance de centenas de empresas e marcas brasileiras que praticam Live Commerce com frequência em marketplaces digitais. Empreendedores de estruturas distintas chegam a registrar aumento de mais de 500% no faturamento em um dia com transmissão ao vivo em relação a um dia normal sem lives. O incremento é semelhante no número de pessoas que visitam as páginas das marcas e vendedores, das mais diferentes categorias de produtos, como roupas, eletrônicos, cosméticos e até alimentos.

Entretenimento e engajamento

Outro fator proeminente do Live Commerce é o potencial de engajamento gigantesco deste formato. Em algumas plataformas, a taxa média de curtidas chega a passar de 35 para cada visualização de uma live de vendas. Ou seja, cada view de uma Live gera, pelo menos, 35 likes ao longo da transmissão. Este número é explicado por fatores como a alta interatividade entre consumidores e vendedores, features das ferramentas que permitem a liberação de cupons e outros benefícios econômicos, diversidade na apresentação de conteúdos dos vendedores, entre outros.

Este número também reforça a ideia de que a experiência positiva nas lives de vendas está ligada ao entretenimento. Sem um conteúdo relevante e sem um aplicativo com diversidade de ferramentas de engajamento, o apresentador pode ter dificuldades de se conectar com o público e ter perdas potenciais nas vendas. Isso tudo sem mencionar o crescimento de outras métricas digitais relevantes após a realização da live em si, como tempo de navegação no app ou loja virtual ou então pesquisa de outras categorias e produtos de interesse.

A combinação da venda de produtos ao vivo com conteúdos divertidos, atrelada a outros artifícios como ofertas, ações de engajamento e interações personalizadas diretas com o usuário são apenas alguns dos diferenciais da nova onda do Live Commerce. A propagação das vendas ao vivo tem o potencial de estabelecer conexões verdadeiras entre marcas e vendedores com o consumidor. O fenômeno das lives é uma grande oportunidade para aperfeiçoar as relações e o modelo de compras do varejo por meio da tecnologia.

*Rodrigo Farah é head das áreas de Brand e Live Commerce da Shopee

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

O que é netweaving, o networking 2.0

Número de produtos assinados por celebridades digitais cresce em 60% entre 2020 e 2022

Especialista traz 5 dicas essenciais para ter sucesso ao abrir uma franquia

Acompanhe tudo sobre:e-commerceVarejoInternetTendências

Mais de Bússola

Além do capital: estratégias para o crescimento sustentável das fintechs brasileiras

Empresa aposta no interesse dos brasileiros por ‘casas de marca’ nos EUA

Evento do setor de alimentação divulga dados exclusivos do relatório de felicidade global 

Opinião: a lei de resíduos sólidos pegou de verdade?