Temporal derruba Estátua em frente à Havan de Guaíba (RS) (Redes Sociais/Reprodução)
Repórter
Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 17h12.
Última atualização em 15 de dezembro de 2025 às 17h41.
Um monumento que replica a Estátua da Liberdade desabou durante o temporal que atinge Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta segunda-feira, 15. A escultura ficava em frente à loja da rede varejista Havan.
A informação foi confirmada pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, que também declarou que não houve registro de feridos. A estrutura tinha altura total de 35 metros, sendo que a parte comprometida corresponde à própria estátua, com 24 metros de altura.
A queda da estátua ocorreu logo após a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, pela primeira vez, um alerta pela ferramenta Cell Broadcast, utilizado em casos de desastres severo e extremo, para a Região Metropolitana de Porto Alegre.
O envio foi motivado por alerta severo para potencial de ventos acima de 90 km/h, entre 15h20 e 16h20 desta segunda-feira.
Em nota, a Havan informou que a área foi isolada e os protocolos de segurança foram adotados imediatamente. A empresa afirmou que sua equipe de obras deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para retirada dos destroços.
A região está sob alerta da Defesa Civil para rajadas de vento superiores a 90 km/h. Um aviso de risco severo foi enviado aos celulares dos moradores por meio do sistema cell broadcast, tecnologia que interrompe qualquer conteúdo em uso nos aparelhos para exibir mensagens de emergência.
A previsão aponta tempestades em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre. Outros municípios do Rio Grande do Sul também enfrentam os efeitos do mau tempo, com registros de granizo em Tio Hugo, destelhamentos em Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, além de alagamentos em Lajeado.
No alerta, a população foi orientada a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia.
A partir desta terça-feira, 16, o avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste volta a intensificar as instabilidades atmosféricas e coloca os estados de São Paulo e Rio de Janeiro em alerta para temporais, segundo informações do site Climatempo.
Em São Paulo, a previsão indica chuva forte e persistente, com destaque para o litoral e a faixa leste do estado, onde os volumes acumulados elevam o risco de alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos.
A Grande São Paulo também está entre as áreas sob risco meteorológico elevado. Segundo os serviços de meteorologia, a combinação entre umidade e o sistema frontal pode causar transtornos, especialmente durante a madrugada de quarta-feira, 17.
O Climatempo também informa que, no interior paulista, as pancadas de chuva devem ocorrer com intensidade moderada a forte, mas de forma mais passageira em comparação com as áreas litorâneas. Ainda assim, há potencial para registros localizados de tempestades.
Na quarta-feira, a chuva perde intensidade em grande parte do estado de São Paulo. A entrada de uma massa de ar polar, embora de fraca intensidade, deve provocar queda nas temperaturas, especialmente na faixa leste e no litoral.
A mudança de tempo deve aliviar o calor registrado nos últimos dias, sobretudo nas cidades do interior paulista.