Pode votar só com o e-Título? Saiba qual documento é necessário para votar
Saiba quais documentos são permitidos na hora de votar
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2022 às 13h29.
Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 10h38.
O segundo turno das Eleições de 2022 acontece neste domingo, 30, para eleger o próximo presidente -- e, em alguns estados, governador -- do País.
Porém, para que o cidadão esteja apto a votar, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos, como quais documentos devem ser apresentados no dia. Veja qual documentação levar para votar:
LEIA TAMBÉM: Apuração do 2º turno das eleições 2022 para presidente na Exame
O que é necessário levar para votar?
Idade
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a idade mínima para o voto no Brasil é de 16 anos de idade, onde o voto é facultativo. Ou seja, fica a critério do jovem votar ou não. O voto só passa a ser obrigatório no Brasil a partir dos 18 anos de idade.
Documentos
O primeiro documento que deve ser levado em consideração para todas as eleições é o Título de Eleitor. Para que o cidadão possa votar nesta e em outras eleições, o documento deve estar regularizado. Para consultar a situação eleitoral, basta clicar neste link,e digitar nome, número do título ou CPF na barra de pesquisa apresentada.
Porém, não é necessário apresentar o Título de Eleitor no dia da votação, o mesmo pode ser substituído pelos documentos listados pelo TSE, são eles:
- Cédula de identidade (RG)
- Carteira de Motorista com foto (CNH)
- E-Título
- Certificado de Reservista
- Carteira de Trabalho
- Passaporte
- Identidade funcional emitida por órgão de classe
Os documentos listados acima são permitidos para o voto, ainda que a data de validade esteja vencida.
É de suma importância ressaltar que existem documentos que não são aceitos nas eleições, são eles a Certidão de Nascimento e a Certidão de Casamento.
Sobre o E-Título
O E-Título é uma via digital do Título de Eleitor e pode ser baixada no celular e conta como um documento válido para apresentação no dia das eleições. Para obter um E-Título, basta o eleitor acessar um dos dois links abaixo, baixar o aplicativo e fazer o acesso ao app com o seu número de Título de Eleitor físico.
Para maiores dúvidas sobre o processo eleitoral, basta acessar o site oficial do TSE para dúvidas frequentes ou entrar em contato com uma das ouvidorias regionais . Além disso, o TSE também conta com atendimento via WhatsApp, que pode ser acessado por este link .
Como acompanhar o resultado das eleições 2022
Os resultados estarão disponíveis em nossa página de eleições a partirdas 17h de Brasília. A partir das 18h, realizaremos uma live em nosso canal do YouTube com especialistas e analistas políticos para trazer os principais destaques da apuração. Nas redes sociais ( Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube ), conteúdos multimídia complementam a cobertura.
- FIM DO PROTAGONISMO: A queda do PSDB em números
- CAMPANHAS: As 214 cidades decisivas para Lula e Bolsonaro
- EVANGÉLICOS: O elemento que impulsionou Bolsonaro no RJ
- ABSTENÇÃO: Veja os estados com maior abstenção no 1º turno
- BRIGA POR MG: Zema aposta em prefeitos para virar voto para Bolsonaro
- NORDESTE: Campanha de Lula mira em 70% dos votos válidos