Brasil

Quem é Braga Netto? Conheça o vice de Jair Bolsonaro

General foi assessor especial da Presidência, ministro da Defesa, ministro da Casa Civil e chefe do Estado-Maior do Exército

Braga Netto: o general da reserva Walter Braga Netto, é candidato à Vice-Presidência com Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

Braga Netto: o general da reserva Walter Braga Netto, é candidato à Vice-Presidência com Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 15h36.

Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 16h24.

Walter Souza Braga Netto foi escolhido candidato a vice-presidente para a chapa de Jair Bolsonaro. Nascido em Belo Horizonte, o então general do Exército assumiu como chefe da Casa Civil em 2019 e, no ano seguinte, passou à reserva militar e foi nomeado chefe da Casa Civil, cargo ocupado até 2021, quando assumiu o Ministério da Defesa. Passou à assessoria especial da Presidência até o dia 1º de julho, quando deixou o governo para se dedicar à campanha para Presidência.

AO VIVO 2º turno das Eleições 2022: acompanhe a cobertura e resultados da apuração no Brasil

Com atuações em diferentes governos, Braga Netto foi responsável pela segurança na Olimpíada do Rio em 2016, durante o mandato de Dilma Rousseff (PT), e também coordenou a intervenção do Exército no estado do Rio de Janeiro em 2018, na gestão do então presidente Michel Temer (MDB), que durou cerca de um ano na tentativa de conter a crise de segurança pública do estado.

Considerado fiel escudeiro de Jair Bolsonaro, o general da reserva do Exército também coordenou a política de combate à pandemia da covid-19 — que teve mais de 687 mil vítimas no Brasil — em 2020. Nos últimos anos, Braga Netto fez declarações polêmicas, como apoio à votação impressa e ameaça à eleição com urna eletrônica, além de comemorações públicas à ditadura militar de 1964.

Formação acadêmica e carreira no Exército

Ex-aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte, o atual candidato à Vice-Presidência entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1975. Depois de três anos, se formou na Cavalaria como aspirante a oficial. Em 1988, Braga Netto concluiu mestrado em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao); em 1994, concluiu o doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

Durante a carreira no Exército, foi assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, na estruturação e implementação do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam/Sivam), de 1997 a 1999; chefiou o grupo de Observadores Militares das Nações Unidas no Timor Leste em 2000; e foi adido do Exército na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos de 2005 a 2013.

Quando Braga Netto se juntou a Bolsonaro

Filiado ao PL no dia 28 de março, o candidato à Vice-Presidência anunciou a entrada para o partido de Jair Bolsonaro durante uma celebração fechada ao público. No dia 26 de julho, o atual presidente que tenta a reeleição confirmou a chapa com Braga Netto em entrevista ao “Programa 4 por 4”.

Quem são os candidatos a presidente no segundo turno

Clique aqui para acompanhar a apuração a presidente no segundo turno das eleições 2022 em tempo real

Estados com segundo turno para governador

Na EXAME, também será possível acompanhar voto a voto as disputas para os governos estaduais a partir das 17h:

São Paulo
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Espírito Santo
Bahia
Sergipe
Alagoas
Pernambuco
Paraíba
Amazonas
Mato Grosso do Sul
Rondônia

Leia tudo sobre como votar

Como votar no 2º turno das Eleições 2022? Saiba regras, documentos e data
Eleições 2022: Não votei no primeiro turno posso votar no segundo?

LEIA MAIS

FIM DO PROTAGONISMO: A queda do PSDB em números
CAMPANHAS: As 214 cidades decisivas para Lula e Bolsonaro
EVANGÉLICOS: O elemento que impulsionou Bolsonaro no RJ
ABSTENÇÃO: Veja os estados com maior abstenção no 1º turno
BRIGA POR MG: Zema aposta em prefeitos para virar voto para Bolsonaro
NORDESTE: Campanha de Lula mira em 70% dos votos válidos

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022Política

Mais de Brasil

Greve INSS: Justiça determina que ao menos 15% das equipes sigam trabalhando nas agências

Sistema de informação do governo federal que está sob suspeita de ataque hacker segue fora do ar

Fogo em ônibus e moto interdita a Marginal Pinheiros em São Paulo

Mais na Exame