Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 10 de novembro de 2024 às 14h30.
Última atualização em 10 de novembro de 2024 às 21h03.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve seu segundo dia de prova neste domingo, 10, com questões sobre Ciências da Natureza e Matemática.
No primeiro dia de prova, os candidatos realizaram uma redação sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil e responderam 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas.
Depois, é só aguardar pelo resultado para utilizar a nota para se inscrever nos programas de vagas em universidades. Confira abaixo datas e detalhes sobre os próximos passos.
A divulgação dos gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2024 deve ocorrer até o dia 20 de novembro. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a divulgação deverá ser antecipada e deve ocorrer ainda nesta semana.
Eles poderão ser acessados na seção ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Antes da data de divulgação dos gabaritos oficiais, os candidatos podem acessar gabaritos extraoficiais feitos por professores de cursinhos pré-vestibulares em diversos sites. Os resultados extraoficiais das 90 questões do primeiro dia de prova já estão disponíveis.
Os resultados individuais do Enem 2024 serão disponibilizados em 13 de janeiro de 2025. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem.
A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.
A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no Brasil, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Cerca de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova. Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.
A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica.