Brasil

Lula tem vantagem de 15 pontos sobre Flávio no segundo turno, diz Datafolha

Em pesquisa divulgada neste sábado, o governador Tarcísio também enfrenta desvantagem, com Lula marcando 47% contra 42%

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 6 de dezembro de 2025 às 12h56.

Última atualização em 6 de dezembro de 2025 às 12h56.

Tudo sobreEleições 2026
Saiba mais

Em um levantamento divulgado pela Datafolha neste sábado, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com ampla vantagem sobre os principais nomes da direita para as eleições de 2026.

O cenário simulado para um segundo turno mostra que Lula bate o senador Flávio Bolsonaro (PL) por 15 pontos e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por 5 pontos. Em uma possível disputa contra Ratinho Jr. (PSD-PR), governador do Paraná, Lula tem uma vantagem de 6 pontos.

No comparativo direto com Flávio Bolsonaro, o presidente alcança 51% das intenções de voto, enquanto o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marca 36%. A última pesquisa indicava que Lula teria 48% e Flávio, 37%.

Briga na família Bolsonaro e fala de Kassab indicam desunião da direita em 2026

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, antes do anúncio oficial de Flávio como o candidato de seu pai, condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe, à presidência.

O levantamento ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Primeiro turno

Nos cenários de primeiro turno, a vantagem de Lula permanece estável. O presidente marca 41% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 18%.

Outros candidatos da direita, como Ratinho Jr. (12%), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) com 7%, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, com 6%, estão bem atrás.

Rejeição acirrada

Apesar da vantagem nas pesquisas, Lula enfrenta uma alta taxa de rejeição, que atinge 44% do eleitorado e garante uma competição apertada para 2026.

Flávio tem 38% de rejeição, seguido de perto por seu irmão, Eduardo Bolsonaro, com 37%, e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 35%.

Em comparação, outros nomes da direita, como Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr. e Zema, têm rejeições menores, com Tarcísio marcando 20%, Ratinho Jr. 21% e Caiado 18%.

O fator Tarcísio

No segundo turno, Tarcísio enfrenta uma desvantagem de 5 pontos, com Lula marcando 47% contra 42% do governador, uma ligeira evolução em relação ao levantamento de julho, quando a diferença era de 4 pontos.

No primeiro turno, o presidente soma 41% das intenções de voto, enquanto o governador paulista aparece com 23%.

Como citado anteriormente, a pesquisa também aponta que Tarcísio tem uma rejeição de 20%, um número consideravelmente baixo quando comparado com os altos índices de rejeição enfrentados pela família Bolsonaro.

LEIA MAIS:

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Luiz Inácio Lula da SilvaFlávio BolsonaroTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias