Carteira de trabalho (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Jornalista freelancer
Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 07h30.
NIT, NIS e PIS são algumas das siglas que lidamos no dia a dia, principalmente quando se trabalha no regime de CLT, mas nem sempre temos clareza do que cada uma delas significa.
Durante este artigo, vamos falar sobre a diferença entre NIT e NIS, como o trabalhador pode emiti-la e também como consultá-la.
Preparamos um passo a passo para que você consiga consultar o número do NIT pelo CadÚnico.
O número NIT é uma sequência única que é dada para cada trabalhador registrado no INSS, ou seja, que não tenha carteira de trabalho e que seja regulamentado como MEI ou outras categorias de trabalho autônomo que tenham vínculo e contribuição com a instituição.
A sigla NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é, basicamente, um número, como se fosse o "CPF" do trabalhador.
O NIT é essencial para toda a vida do cidadão contribuinte autônomo, individual ou facultativo, do INSS. Desde o cálculo do tempo de contribuição, até a identificação dos benefícios de direito, são dados possíveis de serem rastreados pelo órgão.
Com o cadastro feito e o número NIT na mão, o trabalhador já consegue fazer contribuições e iniciar seu processo de investimento na previdência, mesmo não sendo um trabalhador no regime CLT.
É necessário ressaltar que o Número de Identificação do Trabalhador só pode ser retirado pelo cidadão que nunca tenha contribuído para a previdência, ou seja, que nunca tenha trabalhado com carteira assinada anteriormente.
Daí você pode compreender a diferença entre NIT e PIS, o primeiro, assim como visto anteriormente, é o número responsável pelo registro do trabalhador autônomo que visa contribuir para o INSS.
Já o PIS (Programa de Integração Social), é um programa criado para beneficiar os trabalhadores com carteira de trabalho assinada pelo setor privado. O número de identificação é tirado no primeiro emprego do contribuinte, sendo responsabilidade do empregador que o homologue de forma correta.
O NIS, às vezes confundido quando o tema NIT é abordado, trata-se do número utilizado pela Caixa Econômica Federal para organizar os beneficiários de programas sociais e a validade de seus benefícios.
O trabalhador pode emitir o NIT de três formas:
É possível obter o NIT nas agências da Previdência Social. Basta ir a uma agência com documento original com foto e solicitar a emissão.
Pelo telefone, você também consegue ter acesso ao documento. Ligue para o número 135, do INSS, e solicite a emissão do documento.
Também é possível emitir o NIT pelo app Meu INSS, pelo CNIS e também pelo portal da Previdência Social.