Brasil

Gerp, JOTA e Poderdata: quais serão as próximas pesquisas eleitorais?

Segundo registros no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao menos 117 levantamentos devem ser divulgados até a próxima sexta, 28

Eleições 2026: Pesquisas medirão decisão do eleitorado brasileiro (TSE/Reprodução)

Eleições 2026: Pesquisas medirão decisão do eleitorado brasileiro (TSE/Reprodução)

Letícia Cassiano
Letícia Cassiano

Colaboradora

Publicado em 24 de agosto de 2026 às 17h09.

Priorizar nos meus resultados Google

A nova semana será marcada pela divulgação de quatro pesquisas de intenção de voto da disputa presidencial e diversos levantamentos de estados brasileiros para os cargos de governador e senador.

Segundo registros no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao menos 117 levantamentos devem ser divulgados até a próxima sexta, 28.

As quatro pesquisas eleitorais que testarão os nomes que devem disputar a presidência da República com abrangência nacional serão dos institutos Gerp, JOTA, Indexa e Poderdata.

Enquanto o levantamento do instituto Gerp deve ser divulgado na próxima terça-feira, 25, as pesquisas JOTA e Indexa serão lançadas na quarta-feira, 26. Por fim, o Poderdata lançará seus resultados na quinta-feira, 27.

Nos levantamentos estaduais, os institutos Quaest, Veritá e Real Time Big Data são alguns que divulgarão dezenas de pesquisas sobre diversos estados brasileiros.

O TSE obriga as entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relativos às eleições e candidatos a cadastrarem os estudos junto à Justiça Eleitoral.

Segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita os responsáveis a multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência).

Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs.

O registro de pesquisas eleitorais, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados, de acordo com a Resolução n.º 23.676/2021.

Com isso, um instituto ou empresa pode realizar o levantamento, mas não necessariamente divulgá-lo ao público.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Pesquisas eleitoraisEleições

Mais de Brasil

TRE retotaliza votos e declara Douglas Ruas governador eleito do Rio no 1º turno

Coordenador da campanha de Lula descarta demissão de indicados do Centrão no governo

Campanha de Lula denuncia Meta por reduzir alcance de posts petistas e impulsionar Flávio Bolsonaro

Brasil tem 11 empresas no ranking de melhores empregadores de 2026; confira