Eleições

Quem é isento de multa eleitoral? Confira os procedimentos de solicitação

Não há aplicação de multa eleitoral para eleitores em que o voto é facultativo

Eleições 2026: legislação eleitoral prevê a possibilidade de dispensa do pagamento em situações específicas (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Eleições 2026: legislação eleitoral prevê a possibilidade de dispensa do pagamento em situações específicas (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Letícia Cassiano
Letícia Cassiano

Colaboradora

Publicado em 28 de junho de 2026 às 09h00.

A multa eleitoral é aplicada a eleitores que deixam de votar e não apresentam justificativa dentro do prazo previsto pela Justiça Eleitoral. No entanto, a legislação brasileira prevê situações específicas em que o cidadão pode ficar isento do pagamento.

Para evitar débitos indevidos e manter a situação regular com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entender quem tem direito à isenção e como solicitá-la é essencial.

Confira as regras e como solicitar a isenção das multas a seguir.

Quem não paga multa eleitoral

Não há aplicação de multa eleitoral para eleitores em que o voto é facultativo, conforme previsto na Constituição Federal e aplicado pela Justiça Eleitoral.

Nesses casos, a ausência às eleições não gera penalidade. São eles:

  • Jovens de 16 e 17 anos;
  • Pessoas com 70 anos ou mais;
  • Pessoas analfabetas.

Esses eleitores podem votar, mas não são obrigados a comparecer às urnas.

Quando a multa eleitoral não é aplicada

A multa também não é aplicada quando o eleitor justifica a ausência dentro do prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral.

A justificativa pode ser feita pelos canais oficiais do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais, como o aplicativo e-Título e sistemas eletrônicos disponibilizados no período eleitoral.

Se a justificativa for aceita, a ausência é regularizada e não há geração de multa.

Quem pode ter dispensa do pagamento da multa

Quando a multa já foi aplicada, a legislação eleitoral prevê a possibilidade de dispensa do pagamento em situações específicas, mediante análise da Justiça Eleitoral.

Entre elas, está a hipótese de hipossuficiência econômica, em que o eleitor pode declarar não possuir condições financeiras de arcar com o valor da multa, sujeito à avaliação da autoridade judiciária eleitoral.

Em situações excepcionais previstas em normas da Justiça Eleitoral, também podem ser analisadas condições pessoais que dificultem o cumprimento das obrigações eleitorais, sempre mediante decisão individual.

Como regularizar a situação eleitoral

O eleitor que estiver em débito com a Justiça Eleitoral pode regularizar sua situação de duas formas:

  • Pagamento da multa eleitoral pelos meios disponibilizados pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais;
  • Solicitação de dispensa do pagamento, quando houver enquadramento nas hipóteses previstas e análise favorável da Justiça Eleitoral.

Após a regularização, o sistema eleitoral atualiza automaticamente a situação do eleitor.

Consequências de não regularizar

O eleitor que permanece em débito com a Justiça Eleitoral pode ficar impedido de:

  • Obter passaporte;
  • tomar posse em cargo público;
  • renovar matrícula em instituições públicas de ensino;
  • Participar de concursos públicos;
  • Obter determinados documentos oficiais.
Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026CidadaniaDemocracia

Mais de Eleições

Posso votar sem biometria? Saiba como consultar situação eleitoral

Posso votar para senador se eu estiver fora da minha cidade?

Entenda como pessoas físicas podem doar para candidatos nas eleições

Voto primeiro para deputado ou presidente? Saiba qual é a ordem de votação