Brasil

Genial/Quaest: veja os favoritos na disputa pelos governos de SP, RJ, Minas, Paraná e mais 4 estados

Os dados mostram empate técnico no Rio Grande do Sul e Goiás. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco um nome aparece na liderança

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 12h33.

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 22, mostrou cenários eleitorais em oito estados brasileiros, que representam 66% dos eleitores do país.

Os dados apontam empate técnico no Rio Grande do Sul e Goiás. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco um nome aparece na liderança.

A margem de erro estimada da pesquisa é de dois pontos percentuais em São Paulo e de três pontos percentuais nos demais estados. O índice de confiança é de 95%.

A pesquisa Quaest ouviu 10.146 brasileiros acima de 16 anos entre os dias 13 e 17 de agosto, por entrevistas presenciais com questionários estruturados.

Tarcísio lidera em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera o cenário de 1º turno da corrida eleitoral ao Palácio dos Bandeirantes em 2026. 

Na simulação, Tarcísio aparece com 43% das intenções de voto. O segundo nome mais bem colocado é o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), com 21%.

Outros possíveis candidatos simulados são a deputada federal Erika Hilton (PSOL), com 8%, o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB), com 3%, e o empresário Felipe d'Avila (Novo), com 2%.

O levantamento também revela que 16% afirmam que votarão em branco ou nulo, e 7% estão indecisos.

Moro lidera no Paraná

O senador Sérgio Moro (União) lidera o cenário de 1º turno da corrida eleitoral ao governo do Paraná em 2026.

Na simulação, Sérgio Moro aparece com 38% das intenções de voto. O deputado federal Paulo Eduardo Martins (Novo) está em segundo lugar com 8%.

O deputado estadual Enio Verri (PT) surge com 7%, e o atual secretário de Estado das Cidades, Guto Silva (PSD), tem 6%. O levantamento também revela que 28% dos eleitores afirmam que votarão em branco ou nulo, e 13% estão indecisos.

Cleitinho lidera em Minas

Em Minas Gerais, o senador Cleitinho (Republicanos) lidera o cenário de 1º turno da corrida eleitoral.

Na simulação, Cleitinho aparece com 28% das intenções de voto. Em seguida, está o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (Sem partido), com 16%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) tem 9%, enquanto o vice-governador Mateus Simões (Novo) aparece com 4%.

O levantamento também revela que 26% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo, e 17% estão indecisos.

Empate técnico no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a pesquisa mostrou um cenário embolado. A ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) tem com 21% das intenções de voto, seguida pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco (PL), com 20%. Os dois estão empatados tecnicamente.

Outros nomes simulados são de Edegar Pretto (PT), ex-deputado federal, com 11%, do vice-governador Gabriel Souza (MDB) com 5%, e do empresário Felipe Camozzato (Novo), com 4%.

O levantamento também revela que 20% dos eleitores afirmam que votarão em branco ou nulo, e 19% estão indecisos.

Viella e Perillo empatados em Goiás

Em Goiás, Daniel Vilela (MDB), vice-governador de Goiás, aparece numericamente à frente, com 26% das intenções de voto. O ex-governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), vem logo em seguida, com 22%.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica um empate técnica.

Outros candidatos simulados são o senador Wilder Morais (PL), com 10%, a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 8%, e vereador de Goiânia Telêmaco Brandão (Novo), com 1%.

O levantamento também revela que 19% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo, e 14% estão indecisos.

João Campos lidera com folga

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), lidera o cenário de 1º turno da corrida eleitoral ao governo de Pernambuco em 2026. 

Na simulação, Campos aparece com 55% das intenções de voto. A atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), está em segundo lugar com 24%. O ex-ministro Gilson Machado (PL) surge com 6%, enquanto Eduardo Moura (Novo) aparece com 4%.

O levantamento também revela que 7% dos eleitores afirmam que votarão em branco ou nulo, e 4% estão indecisos.

ACM Neto tem 41% contra 34% de Jerônimo

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), lidera o cenário de 1º turno da corrida eleitoral ao governo da Bahia em 2026.

Na simulação, ACM aparece com 41% das intenções de voto. O atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está em segundo lugar com 34%.

Na sequência, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) tem 4%, enquanto Kleber Rosa (PSOL) aparece com 2%. José Aleluia (Novo) tem 1%.

O levantamento também revela que 14% dos eleitores afirmam que votarão em branco ou nulo, e 4% estão indecisos.

Paes lidera no Rio

No Rio, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD) lidera o cenário de 1º turno da corrida eleitoral.

Na simulação, Paes aparece com 35% das intenções de voto. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (PL), está em segundo lugar com 9%.

O ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), surge com 5%, enquanto Monica Benicio (PSOL), vereadora do Rio de Janeiro, aparece com 4%. O empresário Ítalo Marsili (Novo) tem 2%.

O levantamento também revela que 30% dos eleitores afirmam que votarão em branco ou nulo, e 15% estão indecisos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas