Brasil

Energia em SP deve ser normalizada até noite de domingo, diz Enel

Enel mobiliza 1.800 equipes, mas quase meio milhão segue sem energia

Várias árvores e uma figura de Papai Noel caíram na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 10 de dezembro de 2025, enquanto a cidade registrava rajadas de vento de até 96,3 km/h devido à passagem de um ciclone extratropical, segundo a Defesa Civil. (Getty Images)

Várias árvores e uma figura de Papai Noel caíram na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 10 de dezembro de 2025, enquanto a cidade registrava rajadas de vento de até 96,3 km/h devido à passagem de um ciclone extratropical, segundo a Defesa Civil. (Getty Images)

Ana Dayse
Ana Dayse

Colaboradora

Publicado em 13 de dezembro de 2025 às 12h31.

Última atualização em 13 de dezembro de 2025 às 15h31.

A falta de energia que atinge quase 500 mil imóveis em SP deve ser normalizada até domingo, informou a Enel. A empresa pretende restabelecer totalmente o fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo até a noite deste domingo, 14, após o vendaval mais prolongado já registrado na capital paulista.

Segundo boletim atualizado às 10h50 deste sábado, 13, mais de 448 mil imóveis ainda estão sem luz.

O apagão ocorre desde a última quarta-feira, 10, quando ventos extremos e persistentes atingiram a cidade, provocando quedas de árvores, danos à rede elétrica e sucessivas interrupções no serviço.

Vendaval foi o mais prolongado já registrado em São Paulo, diz Inmet

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 82,8 km/h. Desde o início das medições, em 2006, é a primeira vez que a estação meteorológica do Mirante de Santana registra uma sequência tão longa de ventos acima de 70 km/h na capital.

Segundo a Enel sobre o reestabelecimento da energia, a duração atípica do fenômeno meteorológico agravou os danos à infraestrutura elétrica e dificultou o trabalho de recomposição.

As rajadas contínuas provocaram novas quedas de energia enquanto as equipes atuavam no religamento, prolongando o blecaute em diversas regiões.

Enel mobiliza força-tarefa com 1.800 equipes em campo

Em nota, a concessionária afirmou ter mobilizado um número recorde de profissionais, com quase 1.800 equipes trabalhando simultaneamente ao longo da quinta-feira, 11. A Enel informou que, até o momento, conseguiu restabelecer o fornecimento para cerca de 3,1 milhões de clientes, utilizando sistemas de automação e atuação direta em campo.

Mesmo assim, bairros da capital, do ABC Paulista, de Osasco, Itapecerica da Serra e municípios do interior ainda enfrentam dias consecutivos sem energia, afetando residências, comércios e serviços essenciais.

Em nota, a concessionária afirmou que as rajadas contínuas dificultaram o restabelecimento, já que novos desligamentos ocorreram enquanto as equipes trabalhavam no religamento de áreas já afetadas. Isso prolongou o blecaute em diversos bairros e exigiu revisões constantes nos reparos realizados.

Prejuízo do apagão pode chegar a R$ 100 milhões

O impacto econômico do blecaute é significativo. Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), os prejuízos podem alcançar R$ 100 milhões. Aproximadamente 5 mil estabelecimentos foram afetados, com perdas de alimentos, danos a equipamentos e queda no fluxo de clientes.

Empresários relatam dificuldades para manter operações básicas, especialmente em locais que dependem de refrigeração e sistemas eletrônicos.

Segundo a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecom Competitivas (TelComp), zerar risco de apagões custaria R$ 10,8 mil por residência.

Impacto de faturamento para comércio e varejo é bilionário

Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima que comércio e serviços deixaram de faturar ao menos R$ 1,54 bilhão entre a quarta-feira, 11, e a quinta-feira, 12, em razão da falta de energia elétrica.

De acordo com a entidade, o setor de serviços concentrou o maior prejuízo, com perdas superiores a R$ 1 bilhão no período analisado. O comércio varejista aparece na sequência, com impacto estimado em R$ 511 milhões, refletindo a paralisação de atividades, fechamento de lojas e impossibilidade de atendimento ao público.

Defesa Civil alerta para mais chuva e risco elevado de transtornos

Além da crise no fornecimento de energia, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para quatro dias de chuvas intensas, entre sábado (13) e terça-feira (16). A previsão indica a passagem lenta de uma frente fria, que deve manter o tempo instável e o solo encharcado.

Os maiores riscos incluem alagamentos, enxurradas e deslizamentos, sobretudo em áreas mais vulneráveis. A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e seguir as recomendações de segurança.

Enel desloca equipes de outros estados

A Enel informou neste sábado (13) que reforçou as equipes em São Paulo com profissionais vindos do Rio de Janeiro e do Ceará para tentar restabelecer o fornecimento de energia até domingo.

Segundo a empresa, cerca de 60 equipes das distribuidoras do Ceará e do Rio já atuam em conjunto com os times locais. A Enel afirma ter 1.800 equipes mobilizadas em todo o estado e diz que 3,1 milhões de clientes já tiveram o serviço restabelecido.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a concessionária informou que as rajadas de vento chegaram a 82,8 km/h e que esta é a primeira vez desde 2006 que a cidade de São Paulo registra uma sequência tão longa de ventos acima de 70 km/h.

De acordo com a empresa, as condições meteorológicas dificultaram o trabalho, com novas interrupções ocorrendo durante as tentativas de religação.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalEnel

Mais de Brasil

Flávio defende suspender reforma tributária e é questionado em evento da CNI

PGR defende validade de pesquisa eleitoral que apontava queda de Flávio Bolsonaro

Defesa de Jaques Wagner recorre ao STF para anular busca da PF no Caso Master

Nova regra permite ao Judiciário até 100 dias a mais de folga que empregados 6x1