Brasil

CBTU-MG diz ter recebido notificação de gratuidade de metrô em BH

Relatos de usuários informavam que a cobrança das taifas estava ocorrendo normalmente pela manhã, mesmo depois da decisão da Justiça Federal da 6ª região

Vista da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais (Leandro Fonseca/Exame)

Vista da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais (Leandro Fonseca/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 11h55.

Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 12h44.

A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais, CBTU-MG, administradora do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que foi notificada às 10h50 sobre a decisão de gratuidade no transporte neste domingo de segundo turno. A empresa, conforme o comunicado, cumprirá na íntegra a definição da Justiça Judicial.

Relatos de usuários informavam que a cobrança das taifas estava ocorrendo normalmente pela manhã, mesmo depois da decisão da Justiça Federal da 6ª região.

Há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, mandou o metrô da capital mineira cumprir a decisão que determinou gratuidade no transporte.

De acordo com uma fonte do governo consultada pelo Broadcast, apesar de se tratar de uma empresa federal, a União não interfere em sua gestão. Essa fonte acrescentou que o papel do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é de supervisionar a execução da política pública.

A ordem recebida hoje pela CBTU-MG prevê a gratuidade do metrô aos cidadãos de Belo Horizonte nas 19 estações do sistema neste domingo até as 18 horas. Conforme a empresa, a decisão ainda define que, para ter acesso gratuito ao meio de transporte, os usuários devem apresentar o título de eleitor. Após 18h, o metrô retornará ao valor da passagem habitual (R$ 4,50) para todos os usuários.

A previsão para hoje é a de que os trens funcionem com intervalos de 20 minutos, como é de costume para domingos e feriados - em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.

Leia abaixo a nota na íntegra:

A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais, CBTU-MG, que atualmente administra o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informa que, acaba de ser notificada oficialmente, às 10h50, da decisão sobre a gratuidade no transporte metroviário neste domingo de segundo turno de eleições (30/10/22) e cumprirá na íntegra a definição da Justiça Judicial. A ordem prevê a gratuidade do metrô aos cidadãos de Belo Horizonte nas 19 estações do sistema, com programação de domingo, até as 18h de hoje (30). A decisão ainda define que, para fazer gozo da gratuidade, os usuários devem apresentar o título de eleitor. Após 18h, o metrô retornará ao valor da passagem habitual, para todos os usuários. A tarifa unitária é de R$4,50. No domingo de eleições, os trens funcionam com intervalos de 20 minutos. Horário habitual do metrô: As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. Em dias úteis, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até 19h, e 20 minutos nos demais horários. Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h.

Leia tudo sobre como votar
LEIA MAIS
LEIA TAMBÉM
Acompanhe tudo sobre:Belo HorizonteEleiçõesEleições 2022Política

Mais de Brasil

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos