Brasil

Caos em SP: ventania derruba árvores, energia e até Papai Noel

Mais de 70 voos foram cancelados em Congonhas e linhas de trem operam com velocidade reduzida

Ventania em SP: decorações de Natal da Avenida Paulista precisaram ser desmontadas devido às fortes rajadas de vento nesta quarta-feira, 10  (Redes Sociais/@e_oliveira_one/Reprodução)

Ventania em SP: decorações de Natal da Avenida Paulista precisaram ser desmontadas devido às fortes rajadas de vento nesta quarta-feira, 10 (Redes Sociais/@e_oliveira_one/Reprodução)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 10 de dezembro de 2025 às 18h03.

Última atualização em 10 de dezembro de 2025 às 19h29.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

Na tarde desta quarta-feira, 10, uma ventania com rajadas acima dos 90km/h atingiu a região metropolitana de São Paulo. O resultado foi caótico. Mais de 2,2 milhões de pessoas estão sem luz em toda região. Apenas nesta manhã, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 514 chamados para quedas de árvores na cidade.

A ventania acontece pela formação de um ciclone extratropical, resultado de uma área de baixa pressão atmosférica que avança desde o Sul do país. O fenômeno está se afastando para o oceano, mas ainda provoca instabilidades significativas no Sudeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta válido até às 21h desta quarta.

No bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, os ventos passaram de 98km/h.

Papei Noel foi embora mais cedo

Os ventos foram tão fortes que, na Avenida Paulista, a prefeitura precisou desmontar uma estrutura suspensa com bonecos do Papai Noel e bonecos de neve.

O bom velhinho foi deixado deitado sobre a armação que atravessa a avenida, de braços erguidos. Os bonecos de neve foram desinflados até segunda ordem.

A prefeitura também cancelou atrações do Natal Iluminado e fechou parques pela cidade para garantir a segurança do público.

Voos cancelados

A Aena, administradora do Aeroporto de Congonhas, informou que a operação segue aberta para pousos e decolagens. Mesmo assim, devido à decisão das companhias aéreas frente ao vento forte, houve 50 chegadas e 71 partidas canceladas até às 17h30.

"A Aena recomenda que os passageiros com viagens programadas entrem em contato com as companhias aéreas para saber a situação do seu voo", afirmou a administradora.

Já a GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, informou que 31 aeronaves com destino a Guarulhos foram direcionadas para outros aeroportos.

Às 16h20, com a melhoria das condições climáticas, as operações de chegada começaram a ser normalizadas. Os voos de partida de seguem normalmente, segundo a administradora.

Status das linhas de ônibus, metrô e trens

Segundo o Diário do Metrô, sistema que informa em tempo real a situação da operação dos trens e estações, todas as linhas estão em operação normal. 

Já os trens da Linha 10-Turquesa e da Linha 11-Coral estão circulando com intervalos maiores entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Rio Grande da Serra devido a problemas técnicos no sistema de energia. 

Na Linha 9-Esmeralda, uma interferência externa causada pelos fortes ventos na região de Santo Amaro resultaram em maiores intervalos entre os trens. 

Devido à queda de uma árvore e de galhos no trecho da Linha 7-Rubi, em razão de ventos intensos na região metropolitana de São Paulo, a linha continua operando com velocidade reduzida desde às 13h23 desta quarta-feira, 10, entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá. 

Todas as linhas de ônibus da Grande São Paulo operam normalmente após o fim da greve da última terça-feira, 9.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Ventania em SP: Osasco tem mais de 16% da população sem energia

Ventania em SP: São Caetano tem mais de 43% da população sem energia

Ventania em SP: Cotia tem 70% dos consumidores sem luz, diz Enel

Ventania em SP: cidade tem 903 km de trânsito nesta quarta