Tecnologia

Novo CEO do Twitter: Elon Musk anuncia saída em dois meses

Nome da substituta ainda não foi anunciado; veja qual cargo o bilionário deve assumir

Elon Musk: de acordo com o magnata, ele deixará o cargo de CEO em, no máximo, dois meses e será substituído por uma mulher (Patrick Pleul/Getty Images)

Elon Musk: de acordo com o magnata, ele deixará o cargo de CEO em, no máximo, dois meses e será substituído por uma mulher (Patrick Pleul/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 11 de maio de 2023 às 17h49.

Última atualização em 11 de maio de 2023 às 18h13.

O bilionário Elon Musk, atual CEO da Tesla, Twitter e SpaceX, anunciou nesta quinta-feira, 11, que está de saída do Twitter.

De acordo com o magnata, ele deixará o cargo de CEO em, no máximo, dois meses e será substituído por uma mulher. Mas está enganado quem pensa que ele vai abandonar a rede social do passarinho de vez: Musk também anunciou que vai transicionar para dois novos cargos.

"Estou animado para anunciar que contratei um novo CEO para o X/Twitter. Ela vai começar em mais ou menos seis semanas", postou na rede social. "Minha função fará a transição para ser presidente executivo e CTO [diretor de tecnologia, em tradução do inglês], supervisionando produtos, software e sysops".

Repercussão na bolsa de valores

Após o anúncio de Musk, as ações da Tesla subiram 2,4%. O magnata já havia insinuado que não queria ser CEO do Twitter, mas não tinha feito nenhum anúncio até o momento.

As polêmicas de Elon Musk como CEO do Twitter

Desde que assumiu o controle do Twitter, no final de outubro de 2022, a polêmica gestão de Musk da rede social gerou uma crescente onda de usuários insatisfeitos que estão testando outras plataformas.

As mudanças que já ocorreram relacionadas à plataforma — desde demissões, nova moderação à queda das verificações de contas públicas e originais — deixaram boa parte dos usuários insatisfeitos.

Musk usou conta anônima no Twitter para zombar de executivos do mercado cripto, anunciou uma tentativa de processo da Microsoft por uso de dados da rede social para treinamento de inteligência artificial, tentou uma nova política de moderação de conteúdos mais voltada à "liberdade de expressão", entre outros.

Uma das principais insatisfações está relacionada à compra do selo de verificação, imposto pelo bilionário, e o relaxamento da moderação de conteúdo, permitindo o retorno de muitos usuários banidos por postagens que os proprietários anteriores da plataforma diziam incitar ódio ou desinformação.

Por que X/Twitter?

Recentemente, Musk criou uma nova empresa que se fundirá ao Twitter, a X Corp. Por isso a menção.

*Mais informações em instantes

Acompanhe tudo sobre:TwitterElon Musk

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma