Acompanhe:

Agora que a Páscoa passou, os brasileiros podem ficar um pouco decepcionados com o calendário de feriados do ano de 2024, já que o segundo semestre verá três dos seus cinco feriados caindo em fins de semana.

Especificamente, os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro ocorrerão em um sábado. Portanto, os únicos dias de folga no segundo semestre de 2024 serão a Proclamação da República (15 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que serão celebrados numa sexta-feira e numa quarta-feira, respectivamente.

Além disso, o ano de 2024 contará apenas com mais um feriado prolongado. Depois do Carnaval (12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira), resta somente o Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira).

Feriados nacionais em 2024 e dia da semana

21 de abril: Tiradentes

O único feriado nacional de abril, em 2024, cairá em um domingo. No dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes. A data faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira.

1º de maio: Dia do Trabalho

Na quarta-feira, 1 de maio, é celebrado o Dia do Trabalho, uma data para lembrar a importância do trabalhador para construção da sociedade. O feriado, que é muito popular no Brasil, é celebrado em diversos países do mundo.

30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo)

Na quinta-feira, 30 de maio, é comemorado o dia de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

7 de setembro: Independência do Brasil

O dia 7 de setembro é considerado feriado nacional, de acordo com as leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. As atividades geralmente são suspensas nesta data desde 1949. Em 2024, o feriado cai em um sábado.

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro, sábado, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, uma data para lembrar da importância da que é considerada a padroeira do Brasil. Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a mãe de Jesus Cristo na Igreja Católica.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional, segundo a Lei n. 6.802/1980, oficializada em 1980 pelo presidente João Batista Figueiredo.

2 de novembro: Finados

O Dia de Finados é considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. Em 2024, a data cairá em um sábado.

15 de novembro: Proclamação da República

No dia 15 de novembro é celebrada a Proclamação da República do Brasil, um de alguns dos feriados que fazem parte décimo primeiro mês do ano. Ela é considerada feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal.

25 de dezembro: Natal

O único feriado de dezembro é o Natal, no dia 25. Para as religiões cristãs, o Natal é o nascimento de Jesus Cristo.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
China espera boom turístico durante feriado de Dia de Finados no país
Mundo

China espera boom turístico durante feriado de Dia de Finados no país

Há 4 dias

Confira as datas comemorativas e os feriados de abril de 2024
Pop

Confira as datas comemorativas e os feriados de abril de 2024

Há uma semana

O que fazer na Páscoa em SP? Veja 5 atividades para crianças no feriado
Pop

O que fazer na Páscoa em SP? Veja 5 atividades para crianças no feriado

Há uma semana

Sexta-feira Santa: as 10 melhores frases para celebrar a data
Pop

Sexta-feira Santa: as 10 melhores frases para celebrar a data

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais