15 de novembro é feriado nacional? Veja o que abre e fecha no dia da Proclamação da República

Entenda a origem da data e veja quais estabelecimentos estarão abertos neste 15 de novembro
15 de novembro: A Proclamação da República é considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal (Cesar Okada/Getty Images)
15 de novembro: A Proclamação da República é considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal (Cesar Okada/Getty Images)
A
Antonio Souza

Publicado em 11/11/2022 às 08:50.

Última atualização em 11/11/2022 às 09:32.

Nesta terça-feira, 15, é celebrado o dia da Proclamação da República, uma das datas mais importantes para a história do Brasil. Esse fato ocorreu em 1889 e foi resultado de uma mobilização contra a família real portuguesa, para instaurar a república no país.

A Proclamação da República foi resultado de um processo político e surgimento de partidos republicanos na década de 1870. A monarquia se viu enfraquecida com a força desses movimentos e a insatisfação tanto de militares, quanto civis, enfraqueceu o sistema.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Em Novembro de 1889, a crise política estava avançada e grandes nomes do republicanismo se reuniram, sendo um deles o famoso marechal Deodoro da Fonseca, o mais influente entre eles. Foi então no dia 15 que um levante militar cercou o Gabinete Ministerial, destituindo visconde de Ouro Preto e o prendeu.

O imperador D. Pedro II ainda tentou realizar um novo gabinete no mesmo dia, porem sem sucesso. O anúncio oficial da república foi realizado por um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio. Dois dias depois do levante, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.

15 de Novembro é feriado nacional ou ponto facultativo?

A Proclamação da República é considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal.

Em 19 de dezembro de 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que previa todos os feriados nacionais, incluindo o 15 de Novembro.

Feriado de 15 de novembro emenda no dia 14?

A decisão de emendar no feriado cabe exclusivamente a empresa. Dia 14 de Novembro é considerado expediente normal de trabalho, porem pode ter folga dependendo do acordo entre patrão e empregado.

O que aconteceu dia 15 de Novembro?

Em 15 de novembro 1889, foi realizado um levante militar contra a monarquia brasileira, que culminou em uma instauração da república. Esse dia ficou oficialmente conhecido como a proclamação da república no Brasil.

Veja o que abre e fecha nesse feriado de finados

Bancos:

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), agências bancárias de todo o Brasil não irão funcionar nesta terça-feira, 15. Caixas eletrônicos funcionaram normalmente.

No dia 14 as agências funcionam normalmente

Correios

Agências de correios não funcionarão no terça-feira, dia 15, porem dia 14, estarão abertas normalmente.

Lotéricas

Segundo a Caixa Econômica Federal, as lotéricas tem autonomia de decidir se irão abrir, portanto poderão ter  abertas e fechadas.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores irá fechar no dia 15, porem dia 14 funciona normalmente.

Bares e Restaurantes:

Bares e restaurantes funcionarão normalmente, segundo Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Shoppings

De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado, porem no período das 14 às 20h.

LEIA TAMBÉM: