Por que 1º de maio é Dia do Trabalho?

O 1º de maio é considerado dia do trabalhador em diversas nações do mundo

A celebração do Dia do trabalhador se iniciou ano final século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A celebração do Dia do trabalhador se iniciou ano final século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 28 de abril de 2023 às 10h56.

Última atualização em 28 de abril de 2023 às 11h28.

Nesta segunda-feira, 1, é celebrado o Dia do Trabalho, uma data para lembrar a importância do trabalhador para construção da sociedade. O feriado, que é muito popular no Brasil, é celebrado em diversos países do mundo.

No Brasil, o 1º de Maio começou a ganhar importância no final do século XIX. De acordo com portal Mundo Educação da UOL, as primeiras manifestações trabalhistas no Brasil surgiram em 1891, organizadas principalmente por militantes socialistas. As reivindicações, além de melhores condições trabalhistas, eram também contra a república recém instaurada no país.

Por que 1º de maio é Dia do Trabalho?

A celebração do Dia do trabalhador se iniciou ano final século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos. Durante a Revolução Industrial, a precarização do trabalho nas fábricas era gigantesca e esses movimentos reivindicavam melhorias nas condições.

Nesse período era comum que trabalhadores fossem colocados em jornadas degradantes, superiores até 12 horas por dia. Eles não possuíam direitos a descanso e a falta de segurança e salários baixos era uma característica forte.

Foi então que no dia 1º de maio de 1886, surgiram diversos protestos em Chicago, reivindicando sobretudo, a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia. Após muita repressão e protestos que duraram até o dia 4, diversos manifestantes morreram e os líderes dos movimentos foram condenados a prisão.

O dia 1º de maio foi considerado feriado apenas em 1919,na França, após a jornada de oito horas diárias ter sido ratificada por lei. Em seguida, esse dia transformou-se em feriado também na Rússia, no ano de 1920. No Brasil, o feriado surgiu no final do século XIX.

Por que se comemora o dia 1º de maio?

O dia 1º de maio é considerado dia do trabalhador em diversas nações do mundo. A data é referente a manifestações ocorridas em Chicado no ano de 1886, em que movimentos trabalhistas reivindicavam melhorias nas condições de trabalho nas fábricas.

1º de maio é feriado ou ponto facultativo?

O Dia 1º de maio é considerado feriado nacional, de acordo com a lei Portaria do Primeiro-Secretário nº 32, de 2021 do Senado Federal.

Mais de Pop

Dia Mundial do Livro: 10 frases de obras marcantes da literatura

Dia de São Jorge é feriado? Conheça a história do santo e saiba a origem da data

Davi ganha homenagem em telão da Times Square; veja

'Bridgerton': elenco da 3ª temporada fará turnê mundial, com passagem pelo Brasil

Mais na Exame