Dia de Nossa Senhora Aparecida: entenda a origem do feriado de 12 de outubro

Maria Aparecida é considerada a padroeira do Brasil e um dos maiores símbolos religiosos do país

Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica (Buda Mendes/Getty Images/Getty Images)
Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica (Buda Mendes/Getty Images/Getty Images)

Na próxima quarta-feira, 12, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, uma data para lembrar da importância da que é considerada a padroeira do Brasil. Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica.

Quem foi Nossa Senhora Aparecida?

Maria é uma jovem judia nascida a mais de 2000 anos na cidade de Nazaré, território pertencente a Israel. Segundo a bíblia, acredita-se que ela tenha ficado grávida por volta dos 15 anos, sendo considerada virgem por não ter tido relações sexuais com homem algum.

Maria então estava prometida a se casar com José, um carpinteiro da cidade que já tinha por volta dos 30 anos. Maria deu a luz a Jesus Cristo, fundador do cristianismo e representado como cordeiro (filho de Deus).

Maria Aparecida é considerada a padroeira do Brasil e um dos maiores símbolos religiosos do país. Sua basílica localizada no interior de São Paulo, recebe diversos devotos a cada ano. Em 30 de Junho de 1980, o então Papa João Paulo II visitou o santuário dando origem a oficialização do feriado.

Basílica de Nossa Senhora Aparecida localizada na região do Vale do Paraíba. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Por que 12 de outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida?

A data foi estipulada durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorrida em 1953. Ela foi escolhida, devido a alguns fatos ocorridos no mês de outubro.

Um deles foi em 1717, onde três pescadores encontraram a imagem da Santa as margens do rio Paraíba do Sul. Outro fator foi pelo fato de ser a data em que os espanhóis chegaram ao continente americano, 12 de outubro de 1492.

12 de outubro é feriado ou ponto facultativo?

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional, segundo a Lei n. 6.802/1980, oficializada em 1980 pelo presidente João Batista Figueiredo. 

Quais são os feriados de Outubro?

Os feriados de Outubro são dia 12 em homenagem Nossa Senhora Aparecida e dia 28 que é considerado ponto facultativo pelo dia do Servidor Público.

Esse ponto facultativo é válido apenas para o serviço público, empresas privadas trabalham normalmente.

O que abre e o que fecha no feriado de 12 do outubro?

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou na última quinta-feira, 6, que não haverá atendimento nas agências bancárias nesta quarta-feira, 12.

Correios

As agências dos Correios estarão fechadas nesta quarta-feira, 12.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados nesta quarta-feira, 12.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores não abre nesta quarta-feira, 12.

Veja também

“Sou gay”: a confusão do Tweet deletado de Casillas, ídolo do futebol espanhol

A Culpa é do Cabral: o humor na visão de Fabiano Cambota (e spoilers da nova temporada)

 

 

Acompanhe tudo sobre:Data PopularFeriadosReligião

Mais de Pop

'Bridgerton': elenco da 3ª temporada fará turnê mundial, com passagem pelo Brasil

Marília Mendonça bate recorde e se torna 1ª brasileira a atingir 10 bi de streams no Spotify

'Garotos Detetives Mortos', 'Bohemian Rhapsody': veja o que entra na Netflix essa semana

Mais na Exame