Proclamação da República é feriado ou ponto facultativo?
Em 15 de novembro aconteceu um grande levante essencial para a destituição da monarquia no Brasil
Redação Exame
Publicado em 16 de outubro de 2023 às 15h18.
Última atualização em 16 de outubro de 2023 às 15h29.
No dia 15 de novembro é celebrada a Proclamação da República do Brasil, um de alguns dos feriados que fazem parte décimo primeiro mês do ano. Ela é considerada feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal.Em 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que enumera todos os feriados nacionais do Brasil, sendo o 15 de novembro um deles.
A proclamação aconteceu em 1889, resultado de um processo político e uma mobilização contra a família real portuguesa. Tudo começou com o surgimento de partidos republicanos na década de 1870. Na ocasião, a monarquia se viu enfraquecida com a força desses movimentos.
- Quando é o próximo feriado? Novembro é o mês com maior número em 2023; veja datas
- Quando é a Black Friday 2023? Veja qual dia cai a data
- Sem precedentes: Google, Amazon e Cloudware confirmam que lidaram com ataque cibernético nunca visto
- O que entra na Netflix nesta semana? Veja os filmes e as séries
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- Light (LIGT3) ganha mais três meses de proteção contra credores em nova decisão da Justiça
Em novembro de 1889, a crise política já estava estourando e grandes nomes do republicanismo pipocando, sendo um deles o marechal Deodoro da Fonseca. Foi então, no dia 15, que um levante militar cercou o Gabinete Ministerial, destituindo visconde de Ouro Preto e o prendeu.
O imperador D. Pedro II ainda tentou realizar um novo gabinete no mesmo dia, sem sucesso. O anúncio oficial da república foi realizado por um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio. Dois dias depois do levante, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.