Datas comemorativas e os feriados de maio de 2024
Entre as principais celebrações de maio está o Dia do Trabalho, Dia das Mães e o Dia da Abolição da Escravatura
Redação Exame
Publicado em 30 de abril de 2024 às 00h40.
O mês de maio é marcado por datas como Dia das Mães , Dia da Abolição da Escravatura e até o Dia Internacional da Família. O quinto mês do ano terá dois feriados, sendo um deles nacional, no dia 1º (quarta-feira), o Dia do Trabalho. No dia 30, comemora-se Corpus Christi (quinta-feira), ponto facultativo.
Entre as principais celebrações de maio está o Dia do Trabalho , data com o intuito de lembrar a importância do trabalho e movimentos que resultaram melhores condições para o empregado. Neste mês também ocorre o Dia das Mães, celebrado no dia 12, segundo domingo do mês.
Destaca-se também em 13 de maio, a comemoração da abolição da escravatura, onde a princesa Isabel assinou a famosa Lei Áurea. Em maio também é celebrado o Dia da Literatura.
Feriados e datas comemorativas de maio de 2024
- 1º de maio – Dia do Trabalho
- 1º de maio — Dia da Literatura Brasileira
- 3 de Maio — Dia do Sol
- 5 de maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa
- 5 de maio — Dia Nacional das Comunicações
- 6 de Maio — Dia Nacional da Matemática
- 8 de maio - Dia Nacional do Turismo
- 13 de maio - Dia da Abolição da Escravidão
- 14 de maio - Dia das Mães
- 15 de Maio — Dia Internacional da Família
- 24 de maio - Dia do Vestibulando
- 25 de maio - Dia Nacional da Adoção
Tem feriado em maio?
Sim, em maio destaca-se o feriado do Dia do Trabalhador que ocorrerá no dia 1º, e o feriado de Corpus Christi (ponto facultativo), no dia 30.
Que dia é o feriado do trabalho?
O feriado da do Dia do Trabalhador ocorrerá dia 1º de maio, quarta-feira.
Que dia cai o Dia das Mães?
Para quem compra presentes de última hora ou com antecedência, é fundamental estar antenado: o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, o que, no caso de 2024, vai cair no dia 12 de maio.
Por que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio?
A ideia de instituí-la veio de Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis, e foi oficializada em 1914. O contexto é o de que a mãe ativista dedicou boa parte de sua vida ao trabalho social, principalmente a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil.
Antes de morrer, idealizou também o Mother’s Friendship Day (" Dia das Mães pela Amizade' ) que visava unir as famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão e impulsionar a comunidade local.
Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.