Pop

Como é elaborado o Spotify Wrapped? Processo é mais complexo do que parece

Spotify Wrapped está disponível a partir desta quarta-feira, permitindo aos usuários recordar os artistas mais tocados ao longo do ano

Spotify: Wrapped 2025 foi lançado nesta quarta-feira

Spotify: Wrapped 2025 foi lançado nesta quarta-feira

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 16h46.

Tudo sobreSpotify
Saiba mais

Dezembro chegou. E junto com os enfeites clássicos de Natal surge também aquele lembrete anual de quantas vezes você colocou o seu artista favorito para tocar no Spotify.

Disponibilizado nesta quarta-feira, 3, o Spotify Wrapped domina as redes sociais até o momento e impacta os 713 milhões de usuários do serviço de streaming. A iniciativa, que virou marca registrada da empresa e inspirou diversos concorrentes, cresceu em escala e complexidade: no momento em que uma edição vai ao ar, as equipes do Spotify já estão trabalhando na versão de 2026.

O que começou como um projeto enxuto hoje envolve centenas de profissionais, de designers a engenheiros e cientistas de dados. A retrospectiva também ganhou novos formatos — primeiro podcasts, agora audiolivros — e ampliou o repertório de “histórias”, como o Spotify chama os slides da experiência. Algumas delas se tornaram preferidas do público, como a Sound Towns de 2023, que identificava a cidade com gostos musicais parecidos com os seus. Outras, como a Your Music Evolution, tiveram reação mais dividida.

Apesar das críticas ocasionais, o Wrapped é peça-chave para o modelo de negócio do Spotify. Na teleconferência de resultados do quarto trimestre, Alex Norström, copresidente do streaming de música, reforçou que o projeto “se tornou um importante impulsionador dos negócios”, alcançando 245 milhões de usuários em 2024.

Mas, entre os usuários existem muitas dúvidas sobre como funciona o processo interno para o desenvolvimento de Wrapped.

Como o Wrapped toma forma?

Em entrevista ao site Business Insider, lideranças do Spotify detalharam que a produção anual do Wrapped é um trabalho contínuo e expansivo, alimentado — literalmente — por milhares de mensagens trocadas no Slack diariamente.

“Do ponto de vista do marketing, este é o maior projeto que realizamos todos os anos”, afirmou Matthew Luhks, diretor sênior de marketing global do Spotify. “É o mais aguardado. Também é o que recebe mais atenção.”

Assim que o Wrapped entra no ar, as equipes passam a monitorar redes sociais quase em tempo real. A busca por tendências, hashtags e reações começa imediatamente, conta Laura Kirkpatrick, diretora sênior de marketing de canal do Spotify, cujo artista favorito do ano, aliás, foi Blood Orange. A área de mídias sociais é apenas uma entre “dezenas de equipes” envolvidas no acompanhamento da recepção global à ferramenta de retrospectiva.

“Estamos falando de uma presença enorme, com centenas de equipes em toda a empresa, que ficam de prontidão naquele dia”, disse ela.

Quando o pico de repercussão passa, inicia-se a análise depois do lançamento. Profissionais de diferentes áreas da empresa revisitam o que funcionou bem (e o que não funcionou) em cada elemento da edição anterior.

A revisão incluiu o Wrapped do ano passado, que recebeu um volume especialmente alto de críticas. Comentários chamando a experiência de “chata” e “imprecisa” inundaram os perfis do Spotify.
Embora 2024 tenha registrado um recorde de engajamento — 1 em cada 3 usuários interagiu com o Wrapped — Luhks reconhece que parte do público ficou insatisfeita.

“Ouvimos o que os decepcionou e usamos isso como combustível e inspiração”, explicou.

Outro ponto de atrito foi o uso de Inteligência Artificial generativa na edição de 2024. O podcast Wrapped AI, criado em parceria com a plataforma Google Notebook, concentrou parte das reclamações. Executivos explicaram, na teleconferência do quarto trimestre, que o recurso foi desenvolvido poucas semanas antes do lançamento e que ele não retornará na edição de 2025.

Acompanhe tudo sobre:SpotifyMúsicaStreaming

Mais de Pop

Quem é Calvin Harris: DJ que puxa bloco em SP já namorou Taylor Swift

Os 10 bilionários que mais emitem CO2 com seus jatinhos

Os 10 artistas que mais emitem CO2 com seus jatinhos particulares

As 10 pessoas que mais emitem CO2 com seus jatinhos (e Taylor Swift não está na lista)