Pop

Barbie no Halloween? Fantasia da boneca esgota nas lojas dos EUA para a data

O "Barbieween", como tem sido chamado, mostra que o filme resistiu ao primeiro mês da estreia e segue no imaginário do público

Esse ano, as festas serão lotadas de trajes cor-de-rosa (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Esse ano, as festas serão lotadas de trajes cor-de-rosa (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 10h59.

Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 11h04.

O mês de outubro chegou e, com ele, vem também o tão aguardado Halloween. Tradição nos Estados Unidos, a ser comemorada no dia 31 de outubro, a festividade ficou marcada nos últimos anos pelas fantasias e maquiagens inspiradas nos filmes e séries do momento: no lugar de vampiros, múmias e frankenstein, vieram Wandinhas, Velmas (Scooby Doo), personagens da Marvel, entre outros.

Mas esse ano, as festas serão lotadas de trajes cor-de-rosa: a principal busca nos EUA para o Halloween é pelos looks da Barbie, inspirados no filme de Greta Gerwig. Segundo dados da pesquisa National Retail Federation (NRF), de varejistas, a fantasia da boneca está em terceiro lugar entre as mais populares para os adultos — e figura no ranking das 10 mais vendidas para crianças.

O "Barbieween", como tem sido chamado, mostra que o filme resistiu ao primeiro mês da estreia e segue no imaginário do público. Até o momento, Barbie é a maior bilheteria do cinema de 2023, com U$ 1,4 bilhão arrecadados mundialmente.

Meninas vestidas de rosa para comemoração da Barbie nos Estados Unidos (Mark Makela/Getty Images)

Fantasias esgotadas

Algumas lojas nos EUA, quase 30 dias antes da data, já tem um estoque esgotado de fantasias da Barbie. Em entrevista à Bloomberg, a vice-presidente da divisão de marketing e mídia social da Spirit Halloween, uma cadeia de fantasias e acessórios no país norte-americano, destacou que looks licenciados — como o icônico rosa e amarelo neon de patinação da boneca, igual ao do filme — já estão em falta.

A reportagem também menciona grandes varejistas com estoques limitados para itens oficiais da boneca, como Targeet e Walmart. Já a Amazon traz uma gigante variedade de produtos terceirizados e cópias não licenciadas com títulos alternativos.

Halloween com investimento alto

A pesquisa mostra, ainda, que quem quer ser uma Barbie no Dia das Bruxas está disposto a pagar uma boa quantia por isso. De roupas licenciadas, verdadeiros cosplays e até mesmo looks mais baratos, o investimento será mais alto em 2023: a NRF colocou U$ 4,1 bilhões como expectativa de investimento somente para fantasias e acessórios para a data.

No total, o Halloween deve trazer um recorde de US$ 12,2 bilhões nos Estados Unidos, a serem gastos com fantasias, acessórios, decoração e festas em geral.

Acompanhe tudo sobre:FilmesBarbieHalloween – Dia das Bruxas

Mais de Pop

‘Não há ninguém como Rita Lee’, diz Roberto de Carvalho em lançamento de álbum póstumo da cantora

Após morte do pai, irmãos encontram 'herança' de 32 milhões de Cruzados; veja o valor atual

Nasa defende teoria de Stephen Hawking sobre o 'fim do mundo'; entenda

48ª Mostra Internacional de Cinema de SP termina com discurso de Coppola e sessões esgotadas