Angela Merkel como detetive? Série de comédia mostra face inusitada da ex-chanceler
Merkel, cuja autobiografia será lançada neste ano, não fez comentários sobre a série italiana
Repórter colaborador
Publicado em 12 de julho de 2024 às 11h31.
Quase três anos depois de abandonar a política, Angela Merkel aparece na televisão italiana nesta a sexta-feira com uma aparência radicalmente nova: quase uma Miss Marple (icônica personagem de Agatha Christie ), resolvendo assassinatos acompanhada por um pug flatulento chamado Helmut.
A chanceler de longa data interpreta a heroína ficcional de "Miss Merkel", uma comédia que já se revelou um sucesso na Alemanha e agora será exibida na emissora pública RAI, dublada em italiano, segundo o Financial Times.
Baseado nos best-sellers do escritor alemão David Safier, o programa tem uma premissa simples: uma Merkel aposentada, ainda ostentando seus blazers coloridos, sua marca registrada, retirou-se para Uckermark, sua região natal, a nordeste de Berlim, com seu marido e um guarda-costas.
Mas a mulher que já foi a política mais poderosa da Europa fica entediada em ficar cuidando do jardim, cozinhar e fazer caminhadas. Decide procurar por uma distração – investigando crimes não resolvidos.
Os italianos nas redes sociais ficaram surpresos com o tema da série.
“Só faltou um programa de TV com Merkel como detetive. Que coisas eles têm fumado?, escreveu Jeanne Perego, jornalista freelance italiana, na plataforma de mídia social X.
Merkel, cuja autobiografia será lançada neste ano, não fez comentários sobre a série. Na Alemanha, foi o primeiro seriado a conquistar 3 milhões de espectadores.
“É a combinação de crime e comédia que funciona de forma brilhante”, disse Yvonne Wagner, porta-voz da RTL, a emissora privada alemã por trás do programa.