Pop

Amanhã é feriado? Veja as regras nacionais para o dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra celebra a luta de Zumbi e a resistência dos afrodescendentes no Brasil

Comemoração do Dia da Consciência Negra na Avenida Paulista, em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Comemoração do Dia da Consciência Negra na Avenida Paulista, em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 15h02.

Última atualização em 19 de novembro de 2024 às 15h26.

No dia 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra e também o dia Nacional de Zumbi. A data celebra a luta e resistência dos afro-descendentes no Brasil e é destinada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra contra a escravidão no Brasil, assassinado na mesma data de 1695, por isso, é considerado um feriado nacional.

De acordo com registros históricos, Zumbi nasceu em 1644, onde hoje é localizado o estado de Alagoas. Ao longo de sua vida, passou a morar no Quilombo dos Palmares, liderado até então por seu tio, Ganga Zumba e considerado por estudiosos como o maior Quilombo da América Latina. Cerca de 20 mil pessoas o habitavam em busca de refúgio para a escravidão.

Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.759/23 que torna o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Então, a partir desse ano, o dia 20 de novembro é feriado em todo o país. Essa lei teve origem a partir de um projeto do Senado, a PL 3268/21, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

20 de novembro é feriado nacional

A data foi declarada como feriado nacional com a sanção da lei 14.759/23, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2024, o feriado cai numa quarta-feira, 20 de novembro.

Por que dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra?

A data celebra a luta, a resistência e a contribuição dos afrodescendentes na formação do Brasil e é dedicada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, figura emblemática na história da resistência negra contra a escravidão. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores e mais conhecidas comunidades de escravos fugitivos, que resistiu por anos à opressão e violência dos colonizadores.

Palmares representava um símbolo de liberdade e de busca pela autonomia e dignidade para os negros escravizados no país.

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi brutalmente assassinado em uma emboscada, e a data se tornou um marco para o movimento negro no Brasil. Por sua importância histórica e cultural, o dia 20 de novembro é reconhecido como Dia da Consciência Negra e, desde a lei sancionada em 2023 pelo presidente Lula, é considerado feriado, promovendo a reflexão sobre a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.

Feriados em novembro

Acompanhe tudo sobre:Feriados

Mais de Pop

Justiça reconhece plágio de Adele e determina que artista retire música das plataformas

'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' estreia no Brasil em 2025; saiba mais sobre o espetáculo

System of a Down anuncia shows no Brasil em 2025; veja datas e como comprar ingressos

Família de Gugu encerra disputa judicial e divide herança de R$ 1,4 bi