Pop

Quantas horas preciso dormir por dia? Veja o que a OMS recomenda

De bebês a adultos, especialistas indicam o número ideal de horas de sono para cada idade

É pessoal (Getty Images)

É pessoal (Getty Images)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 14h48.

Tudo sobreSaúde
Saiba mais

Dormir é o famoso “desliga e liga” do corpo humano. Como saber se você está vivendo no modo bateria fraca? O sono de qualidade tem uma importância significativa na vida das pessoas, mas a receita ideal é a de oito horas exata por dia ou dá para improvisar?

De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo correto de sono pode estar relacionado a fatores como idade e rotina. E dormir bem parece ser um problema grande para as pessoas, já que 45% da população mundial sofre com algum distúrbio do sono

Como funciona na infância

Os pequenos precisam de mais horas de sono por dia para um desenvolvimento saudável, segundo a OMS. Bebês com idade entre zero e três meses devem dormir de 14 a 17 horas por dia, incluindo os cochilos ao longo do dia. Para aqueles em idade de quatro a 11 meses, o ideal é dormir de 12 a 16 horas.

Conforme crescem, a necessidade de longas horas de sono e sonecas espaçadas diminui. Crianças de um a dois anos precisam de 11 a 14 horas, e as de 3 e 4 anos devem dormir entre 10 e 13 horas.

Além disso, a OMS enfatiza a importância de horários regulares para dormir e acordar.

Mudanças na adolescência

Com a chegada da adolescência, a recomendação é que o sono seja de 8 a 10 horas por noite. Isso porque esse período é marcado por alterações hormonais e mudanças no ciclo circadiano, que fazem os jovens ficarem mais ativos à noite e terem dificuldade para acordar cedo.

O sono adequado nessa fase é crucial para o crescimento e regulação emocional.

Adultos e o impacto dos hábitos de sono

Para os jovens adultos entre 20 e 30 anos, o melhor tempo de sono é de sete a nove horas por noite. Mas fatores como a rotina e os níveis de cansaço ao longo da semana podem aumentar a necessidade de horas dormidas.

A partir da meia-idade, também são recomendadas pelo menos sete horas de sono para o descanso total do corpo.

O que pode afetar a qualidade de sono na vida adulta?

Segundo um estudo publicado em 2024 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), problemas para dormir podem estar relacionados a diversos motivos. Entre ele estão aspectos genéticos, transtornos dehumor, problemas emocionais e estresse.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSono

Mais de Pop

Que horas estreia o 8º e último episódio da 2ª temporada de ‘Percy Jackson’?

Série de 'Harry Potter' terá trilha sonora de lenda de Hollywood

Antes do sucesso, astro de ‘The Pitt’ tinha três empregos ao mesmo tempo

Resumão BBB 26: veja o que aconteceu na casa no 4º dia de programa