Pop

Por que dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra?

Celebração surgiu do questionamento da legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea

Dia da Consciência Negra: conheça a origem da data.  (RyanJLane/Getty Images)

Dia da Consciência Negra: conheça a origem da data. (RyanJLane/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de novembro de 2023 às 11h03.

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, que remonta o momento da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil.

A celebração surgiu do questionamento da legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea. Isso aconteceu na década de 1970, quando, segundo a Agência Senado, um grupo de jovens se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta de seus antepassados.

Feriado do dia 20 de novembro é nacional?

Desde 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra integra o calendário oficial brasileiro, mas não são todas os estados e cidades do país que consideram a data um feriado. Nas cidades de São Paulo, Campinas e Santo André, a data é feriado, mas em outros municípios do estado a data não é dia de descanso. Entre os estados que já consideram a data um feriado, estão: Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro.

Em setembro de 2023, o governador de São Paulo sancionou uma lei que torna o 20 de novembro feriado em todos os 645 municípios paulistas, e não mais apenas ponto facultativo. A sanção foi publicada no diário oficial do estado e terá validade para a data de 2023. Até então, o feriado era exercido apenas em nível municipal a depender da legislação de cada cidade.

Além disso, está em tramitação no Congresso um projeto que torna a data em um feriado nacional. O autor da proposta defende que o projeto seja analisado pela Câmara dos Deputados para homenagear o sacrifício de Zumbi em sua luta contra a escravidão.

Acompanhe tudo sobre:FeriadosEquidade racial

Mais de Pop

Qual é o fim de 'The Boys' nos quadrinhos? Saiba como será o possível final da série

Quando 'Divertida Mente 2' chega ao streaming? Veja onde assistir à animação

'Casamento às Cegas': reencontro da nova temporada ganha data de estreia

Diretor de 'Divertida Mente' se inspirou na própria filha para criar a protagonista Riley; entenda

Mais na Exame