'Ainda Estou Aqui' é pré-indicado ao Oscar de 2025; veja lista
A lista definitiva de indicados à premiação será divulgada no dia 17 de janeiro
Repórter de POP
Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 16h19.
Última atualização em 17 de dezembro de 2024 às 17h46.
Globo de Ouro , Critics Choice e Golden Satellite foram só o começo para " Ainda Estou Aqui ". Agora, o filme parte rumo ao Oscar: nesta terça-feira, 17, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos pré-indicados em 10 categorias da 97ª edição da premiação,e o filme de Walter Salles está entre os 15 finalistas.
A pré-seleção do Oscar dá "pistas" de quem estará na famosa lista definitiva de indicados,que será divulgada no dia 17 de janeiro de 2025. O filme brasileiro compete, por enquanto, com obras já favoritas à premiação, como "Emilia Perez" (França), "A Semente da Figueira Sagrada" (Irã/Alemanha), "Vermiglio" (Itália) e "Dahomey" (Senegal), este último vencedor do Urso de Ouro em Berlim.
A cerimônia de entrega do Oscar será realizada no dia 2 de março de 2025. A EXAME fará a cobertura ao vivo da premiação, no YouTube.
Fernanda Torres tem chances no Oscar?
Fernanda Torres, protagonista do filme, está cotada pelas maiores revistas e veículos de cultura do mundo para uma vaga como Melhor Atriz no Oscar. Foi nomeada ao Globo de Ouro na mesma categoriae tambémhomenageada pela associação do Critics Choice na "Latino Celebration", em outubro deste ano, quando recebeu o prêmio de Melhor Atriz de Drama.
Se for indicada ao Oscar — e há chances reais —, Fernanda Torres será a primeira atriz brasileira a ser indicada por um papel de drama nos últimos 26 anos. A última foi a própria mãe, Fernanda Montenegro — indicada em 1999 pelo papel em "Central do Brasil", também indicado a Melhor Filme Internacional.
O Brasil nunca ganhou um Oscar em nenhuma das categorias, vale dizer.
Veja a lista completa de pré-selecionados ao Oscar de 2025
Melhor Filme Internacional
- 'Ainda Estou Aqui', Brasil
- 'Une Langue Universelle', Canadá
- 'Ondas', Tchéquia Eslováquia
- 'A Garota da Agulha', Dinamarca
- 'Emilia Pérez' - França
- 'A Semente da Figueira Sagrada' - Alemanha
- 'Snerting', Islândia
- 'Kneecap: Música de liberdade', Irlanda
- 'Vermiglio', Itália
- 'Straume', Letônia
- 'Armand', Noruega
- 'From Ground Zero', Palestina
- 'Dahomey', Senegal
- 'Como Ganhar Milhões antes que Avó morra', Tailândia
- 'Santosh', Inglaterra
Melhor Trilha Sonora
- “Alien: Romulus”
- “Babygirl”
- “Beetlejuice Beetlejuice: Os Fantasmas Ainda se Divertem”
- “Pisque Duas Vezes”
- “Blitz”
- “O Brutalista”
- “Rivais”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “The Fire Inside”
- “Gladiador II”
- “Horizon: An American Saga Chapter 1”
- “Divertida Mente 2”
- “Nosferatu”
- “O Quarto ao Lado”
- “Sing Sing”
- “The Six Triple Eight”
- “Wicked”
- “Robô Selvagem”
- “Young Woman and the Sea”
Melhor Som
- “Alien: Romulus”
- “Blitz”
- “Um Completo Desconhecido”
- “Deadpool & Wolverine”
- “Dune: Parte Dois”
- “Emilia Pérez”
- “Gladiador II”
- “Coringa: Folia a Dois”
- “Wicked”
- “Rovô Selvagem”
Melhor Canção Original
- “Forbidden Road” de “Better Man”
- “Winter Coat” de “Blitz”
- “Compress/Repress” de “Rivais”
- “Never Too Late” de “Elton John: Never Too Late”
- “El Mal” de “Emilia Pérez”
- “Mi Camino” de “Emilia Pérez”
- “Sick In The Head” de “Kneecap”
- “Além” de “Moana 2”
- “Tell Me It’s You” de “Mufasa: O Rei Leão”
- “Piece By Piece” de “Piece by Piece”
- “Like A Bird” de “Sing Sing”
- “The Journey” de “The Six Triple Eight”
- “Out Of Oklahoma” de “Twisters”
- “Kiss The Sky” de “Robô Selvagem”
- “Harper And Will Go West” de “Will & Harper”
Melhor Curta de Animação
- “Au Revoir Mon Monde”
- “A Bear Named Wojtek”
- “Beautiful Men”
- “Bottle George”
- “A Crab in the Pool”
- “In the Shadow of the Cypress”
- “Magic Candies”
- “Maybe Elephants”
- “Me”
- “Origami”
- “Percebes”
- “The 21”
- “Wander to Wonder”
- “The Wild-Tempered Cravier”
- “Yuck!”
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
- “Anuja”
- “Clodagh”
- “The Compatriot”
- “Crust”
- “Dovecote”
- “Edge of Space”
- “The Ice Cream Man”
- “I’m Not a Robot”
- “The Last Ranger”
- “A Lien”
- “The Man Who Could Not Remain Silent”
- “The Masterpiece”
- “An Orange from Jaffa”
- “Paris 70”
- “Room Taken”
Maquiagem e Penteado
- “O Aprendiz”
- “Beetlejuice Beetlejuice: os Fantasmas Ainda se Divertem”
- “Um Homem Diferente”
- “Duna: Parte Dois”
- “Emilia Pérez”
- “Maria Callas”
- “Nosferatu”
- “A Substância”
- “Waltzing with Brando”
- “Wicked”
Curta-Metrtagem de Ação ao Vivo
- “Anuja”
- “Clodagh”
- “The Compatriot”
- “Crust”
- “Dovecote”
- “Edge of Space”
- “The Ice Cream Man”
- “I’m Not a Robot”
- “The Last Ranger”
- “A Lien”
- “The Man Who Could Not Remain Silent”
- “The Masterpiece”
- “An Orange from Jaffa”
- “Paris 70”
- “Room Taken”
Melhor Documentário
- “The Bibi Files”
- “Black Box Diaries”
- “Dahomey”
- “Daughters”
- “Eno”
- “Frida”
- “Hollywoodgate”
- “No Other Land”
- “Porcelain War”
- “Queendom”
- “The Remarkable Life of Ibelin”
- “Soundtrack to a Coup d’Etat”
- “Sugarcane”
- “Union”
- “Will & Harper”
Melhor Documentário de Curta-Metragem
- “Chasing Roo”
- “Death by Numbers”
- “Eternal Father”
- “I Am Ready, Warden”
- “Incident”
- “Instruments of a Beating Heart”
- “Keeper”
- “Makayla’s Voice: A Letter to the World”
- “Once upon a Time in Ukraine”
- “The Only Girl in the Orchestra”
- “Planetwalker”
- “The Quilters”
- “Seat 31: Zooey Zephyr”
- “A Swim Lesson”
- “Until He’s Back”
Efeitos Visuais
- “Alien: Romulus”
- “Better Man”
- “Guerra Civil”
- “Deadpool & Wolverine”
- “Dune: Part Dois”
- “Gladiador II” “
- “Planeta dos Macacos: o Reinado”
- “Mufasa: O Rei Leão”
- “Twisters”
- “Wicked”
Ainda Estou Aqui tem chances no Oscar?
Desde “ Central do Brasil ” (1998), também de Walter Salles, o Brasil não é indicado ao Oscar. Naquele ano, não só o longa era nomeado na categoria de Melhor Filme Internacional, como também Fernanda Montenegro estava na disputa pela de Melhor Atriz. A estatueta mesmo, nem Walter, nem Fernanda levaram para casa. Mas isso pode mudar no ano que vem, especialmente após a nomeação na pré-lista da Academia.
“A questão maior do Oscar é fazer o filme ser visto e votado. Acho, sim, que têm grandes chances de ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, mas para Melhor Atriz dificulta, porque esse ano temos a presença de performances extraordinárias. Você trabalha. O que vier veio. Se não vier, não veio”, argumentou Fernanda à EXAME. “O que eu não quero é que pensem que, se não formos indicados ou vencedores, o filme fracassou. Quero mesmo é que o filme seja visto — e já está sendo por gente do mundo todo. Por isso gosto tanto dos festivais: eles são mais inclusivos”.
A campanha para a premiação segue ativa: o elenco ainda passa por outros festivais até o final do ano e no início do ano que vem. No Brasil, além da Mostra, Fernanda Torres e Montenegro, Walter Salles e Selton Mello visitaram sessões em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. O longa é uma coprodução entre Brasil e França, o primeiro original da Globoplay, com produção da VideoFilmes, RTFeatures e MactProdutions em parceria com a ARTE France e Conspiração. A distribuição será feita também pela Sony Pictures.
Em coletiva de imprensa em São Paulo, no começo de outubro, a atriz já havia dito que o fato de um filme brasileiro, falado em português, ser reconhecido e adorado fora do Brasil já é motivo o suficiente para “estourar o champanhe”.