O empresário mexicano já foi o homem mais rico do mundo (Chris Hondros/Getty Images)
Repórter de Negócios
Publicado em 6 de abril de 2023 às 12h06.
O empresário Carlos Slim é o único latino-americano no top 10 do ranking consolidado de bilionários da Forbes. O mexicano de 83 anos aparece na oitava colocação com uma fortuna estimada em 93 bilhões de dólares.
O executivo e a sua família comandam um império de telecomunicações a partir da América Móvil, um conglomerado que opera em 25 países entre as Américas e a Europa. No Brasil, a companhia controla as operações da Claro, Embratel e da Net.
A história de Slim neste mercado começou nos anos 1990 quando, ao lados de parceiros como a France Télécom e a Southwestern Bell Corporation, adquiriu parte da Telmex, à época uma estatal mexicana. Atualmente, a Telmex é subsidiária de América Móvil.
No começo dos anos 2000, o bilionário imprimiu uma agressiva estratégia de expansão inorgânica pela América Latina e adquiriu diversas companhias na região.
O rápido crescimento o levou ao posto de homem mais rico do mundo em 2010. Ele ocupou a liderança por três anos e foi superado em 2013 pelo americano Bill Gates.
Além da divisão de telecomunicações, Slim tem negócios em mineração, bens de consumo, mercado imobiliário e em construção civil.
Na lista deste ano, os Estados Unidos lideram o ranking com sete bilionários como Elon Musk, Gates e Jeff Bezos. Os outros países entre os top 10 são a França, com Bernard Arnault, a pessoa mais rica do mundo, e a Índia, com Mukesh Ambani.