Nicolás Maduro, presidente da Venezuela: esposa do venezuelano também teria sido capturada (ZURIMAR CAMPOS/Venezuelan Presidency/AFP)
Repórter
Publicado em 3 de janeiro de 2026 às 09h58.
Última atualização em 3 de janeiro de 2026 às 10h19.
O governo dos Estados Unidos formalizou as acusações criminais contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, após a operação militar em que Washington afirma tê-lo capturado e levado para fora do país.
Em postagem na rede X, a procuradora-geral americana Pamela Bondi afirmou que “Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram indiciados no Distrito Sul de Nova York” e detalhou os crimes imputados ao líder chavista.
Segundo ela, Maduro foi acusado de “conspiração para narco-terrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e artefatos destrutivos, e conspiração para possuir metralhadoras e artefatos destrutivos contra os Estados Unidos”.
Bondi disse ainda que “em breve, eles enfrentarão toda a força da Justiça americana, em solo americano, em tribunais americanos”, reforçando que o julgamento de Maduro e de Cilia Flores deverá ocorrer nos EUA.
As acusações públicas de Washington contra o governo Maduro não são novas: autoridades americanas já vinham se referindo ao regime como um 'narco estado', acusando membros da cúpula chavista de envolvimento com o tráfico de drogas e uso do território venezuelano como rota de cocaína rumo aos EUA.
Nicolas Maduro and his wife, Cilia Flores, have been indicted in the Southern District of New York. Nicolas Maduro has been charged with Narco-Terrorism Conspiracy, Cocaine Importation Conspiracy, Possession of Machineguns and Destructive Devices, and Conspiracy to Possess…
— Attorney General Pamela Bondi (@AGPamBondi) January 3, 2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que o país realizou um “ataque em larga escala” contra a Venezuela e capturou o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua mulher, Cilia Flores, que teriam sido levados para fora do país
Em postagem na rede Truth Social, Trump escreveu: “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, com sua esposa, capturado e levado para fora do país”.
🚨 CARACAS SOB ATAQUE 🚨
💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥Mais imagens do ataque criminoso dos EUA contra a Venezuela, uma nação soberana que nunca em hipótese alguma ameaçou a soberania dos EUA nem a segurança dos norte-americanos.
O mundo vai mudar rápido agora, principalmente na… pic.twitter.com/25oR3VrCaH
— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) January 3, 2026
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou em mensagem de áudio transmitida pela TV estatal que o governo “não sabe o paradeiro do presidente Nicolás Maduro nem da primeira combatente Cilia Flores” e exigiu “provas imediatas de vida” de ambos.