Mundo

Expectativa para presidente do BC; morte de Izquierdo e Paralimpíadas: o que você precisa saber hoje

Apesar da atenção do mercado estar na divulgação dos resultados da Nvidia, assuntos macroeconomicos, do brasil e do mundo continuam a pautar o dia

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 28 de agosto de 2024 às 08h21.

Última atualização em 28 de agosto de 2024 às 08h43.

Nesta quarta-feira, com o mercado à espera do balanço da Nvidia, responsável pelo boom da IA, o cenário macroeconômico continua em movimento.

Em fala durante painel, o ministro da Fazenda, Fenando Haddad, disse na terça-feira, 27, que o novo presidente do Banco Central deve ser indicado em breve, ainda em setembro.

Na quinta à noite, o jogador uruguaio Juan Izquierdo morreu em São Paulo dias depois de passar mal durante uma partida no estádio do Morumbi.

Já nesta quarta-feira, 28, o STF deve analisar a suspensão da dívida de Minas Gerais com o governo federal e é dada a largada para os Jogos Paralímpicos de Paris.

Veja mais destaques:

Novo presidente do BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 27, que a indicação do nome que deve assumir a presidência do Banco Central deve acontecer “em breve para que ocorra uma transição tranquila na instituição. “Após conversar com o Roberto Campos Neto no início deste ano, houve um entendimento de que entre agosto e setembro seria uma boa data para a indicação”, disse Haddad durante painel sobre a economia brasileira na 25ª Conferência Anual do Santander.

O imposto de importação argentino

O governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei, anunciou a redução de uma importante tarifa de importação em uma tentativa de conter a inflação, que tem sido um dos principais desafios econômicos do país. A decisão, comunicada pelo ministro da Economia, Luis Caputo, reduz a alíquota do imposto conhecido como PAIS (Imposto para uma Argentina Inclusiva e Solidária, em espanhol) de 17,5% para 7,5%. De acordo com a Bloomberg, a medida busca aliviar a pressão sobre os preços dos produtos importados, que aumentaram significativamente desde que o próprio Milei elevou a tarifa após assumir o cargo em dezembro.

Morte de Izquierdo

Juan Manuel Izquierdo, jogador do Nacional do Uruguai, morreu na noite desta terça-feira, 27, aos 27 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma partida da Copa Libertadores contra o São Paulo. Izquierdo estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde a última quinta-feira, quando passou mal em campo. O boletim médico confirmou que a morte encefálica foi causada por uma arritmia cardíaca que levou à parada cardíaca. As informações são do G1 e do Ovación.

Dívida de Minas Gerais com a União

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar nesta quarta-feira, 28, a ampliação do prazo para Minas Gerais aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que alivia o pagamento da dívida de estados em crise com a União. Também estão na pauta dois processos envolvendo o Imposto Sobre Serviços (ISS), que é um imposto municipal, sendo um deles com estimativa de impacto de R$ 35,4 bilhões para o governo federal.

Mudança na Lei da Ficha Limpa

Senado deve votar nesta quarta-feira, 28, o projeto de lei (PL) que reduz o prazo de inelegibilidade definido pela Lei da Ficha Limpa. O texto é um dos projetos que faz parte da chamada "minirreforma eleitoral" e o relator é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que deu parecer favorável ao texto. A medida foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na semana passada e recebeu o endosso de parlamentares tanto do PL quanto do PT.

Paralimpíadas de Paris

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira, 28, e o Brasil definiu sua maior delegação para um evento fora do país. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o país enviará 279 atletas, sendo 256 competidores com deficiência, e busca reafirmar sua posição de destaque no cenário paralímpico internacional. A cerimônia de abertura, marcada para acontecer na Champs-Elysées, promete ser um espetáculo à altura da importância desse evento, que reunirá os melhores atletas paralímpicos do mundo entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:Jogos ParalímpicosEsportesBanco CentralEconomia

Mais de Mundo

Promotores fazem nova acusação contra Trump por tentativa de alterar resultado das eleições de 2020

Maduro nomeia Diosdado Cabello, aliado chavista, como ministro do Interior e da Justiça

África chega a 622 mortes por mpox enquanto espera chegada das vacinas

Eleições Venezuela: oposição denuncia prisão de advogado de María Corina Machado

Mais na Exame