Apple pede desculpas após novo comercial do iPad Pro: 'Erramos o alvo'
Batizado de 'Crush', vídeo mostra uma variedade de ferramentas e objetos criativos sendo destruídos por um triturador industrial; assista
Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais
Publicado em 13 de maio de 2024 às 18h13.
Última atualização em 13 de maio de 2024 às 22h10.
Tim Cook , CEO da Apple , compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) um novo comercial do iPad Pro que parece não ter sido bem-recebido pelos internautas. Diante das críticas, a gigante de tecnologia emitiu um pedido de desculpas na última quinta-feira, 8.
O vídeo mostra uma variedade de ferramentas e objetos criativos — desde um piano até uma câmera e latas de tinta — sendo destruídos por um triturador industrial ( veja abaixo ). A ideia era utilizar uma metáfora para demonstrar o potencial criativo presente na mais recente edição do tablet da companhia e destacar sua espessura (com apenas 5,1 milímetros, é o mais fino já produzido pela Apple).
Entretanto, muitos espectadores interpretaram o conteúdo de forma negativa, enxergando-o como uma representação sombria da tecnologia suprimindo a história da criatividade humana — uma preocupação existencial já presente na indústria criativa devido ao avanço da inteligência artificial .
Em comunicado obtido pelo Ad Age, a Apple se desculpou pelo comercial, batizado de "Crush", e esclareceu que não teve a intenção de ofender seu público criativo.
“Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é de extrema importância para nós projetar produtos que capacitem os criativos ao redor do mundo”, afirmou Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da empresa. “Nosso objetivo é sempre celebrar as diversas formas pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias por meio do iPad. Erramos o alvo com esse vídeo e lamentamos.”
O comercial foi lançado no YouTube da Apple e na conta X do CEO Tim Cook, mas não recebeu investimento em mídia paga. Os planos para veiculação na TV foram cancelados.
O comercial "Crush" representou uma rara falha por parte da Apple, cujas campanhas costumam ser amplamente celebradas pela comunidade criativa. Recentemente, a empresa viralizou positivamente com um anúncio no Star Wars Day (ou "Dia de Star Wars", na tradução), sobre o recurso 'Find Your Friends' do iPhone 15. O vídeo reuniu 172 fãs da saga. Veja aqui.