Invest

Taurus confirma férias coletivas em empresa controlada: 'nada a ver com a Taurus em si', diz CEO

Segundo o executivo, funcionários da Polimetal, que fornece peças para a Taurus, entraram em férias coletivas por conta do 'tarifaço'

Salesio Nuhs, CEO da Taurus  (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Salesio Nuhs, CEO da Taurus (Ricardo Jaeger/Divulgação)

Publicado em 19 de agosto de 2025 às 14h30.

O CEO da Taurus (TASA4), Salesio Nuhs, explica que a empresa não concedeu férias coletivas aos seus funcionários. "A gente deu férias coletivas para uma subsidiária do grupo, a Polimetal, que fabrica peças para a Taurus e outras empresas, inclusive que não são do segmento de armas", disse à EXAME. A Polimetal é uma controlada da companhia que foi cindida da empresa mãe em 2019. "Não tem a nada a ver com a Taurus em si que, tem 2.700 funcionários".

O portal G1 noticiou que a fabricante de armas teria dado férias coletivas a 40 funcionários que trabalham na fábrica da companhia em São Leopoldo (RS). "A notícia saiu totalmente distorcida", disse o executivo. Segundo ele, as férias coletivas foram concedidas aos 49 funcionários da Polimetal e a medida foi, sim, uma consequência das tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

"Por conta da taxação, a gente antecipou a remessa de peças para os Estados Unidos para fazer a linha de montagem por lá", diz o CEO. Na semana passada, a companhia confirmou a transferência de parte de sua produção para solo americano. Quase metade da principal linha de armas da empresa vai ser produzida nos EUA a partir de setembro.

Desde abril, a companhia começou a reforçar o estoque de produtos acabados nos Estados Unidos de forma preventiva. "Temos cerca de 90 dias de estoque, o que dará autonomia de alguns meses com produtos internalizados", explicou a Taurus em nota. A companhia também adiantou a exportação de peças e partes, em especial os carregadores de armas, se antecipando à taxação sobre esses componentes.

No Brasil, a maior força de trabalho da Taurus está concentrada na fábrica de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul — são 2,7 mil funcionários. A empresa não informou se a transferência de parte da produção para os Estados Unidos afetará os empregos por aqui.

Acompanhe tudo sobre:TaurusArmasIndústriaEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Invest

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal