Nubank: busca por nova licença não afetará base de clientes (Nubank/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 11h37.
Última atualização em 3 de dezembro de 2025 às 13h13.
O Nubank anunciou nesta quarta-feira, 3, que iniciará processo para obter uma licença bancária oficial no Brasil. A decisão visa adequar a instituição à Resolução Conjunta N° 17, editada pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que impôs novas regras sobre a nomenclatura de instituições financeiras.
Pela nova regulação, instituições que não possuem licença bancária completa poderiam enfrentar restrições quanto ao uso de termos como "banco" ou "bank" em seus nomes fantasia. Ao adquirir a licença dentro do conglomerado bancário, o Nubank garante a manutenção de sua identidade visual e de seu nome, sem necessidade de alterações.
O Nubank hoje soma mais de 110 milhões de clientes no país e assegura que a rotina dos usuários não será afetada nesse processo.
"A mudança pretendida não tem qualquer impacto para os clientes e todas as operações seguem normalmente", informou a empresa em nota.
“O Nubank foi fundado há 12 anos e foi responsável pela inclusão de 28 milhões de pessoas no sistema financeiro. Nossa identidade e missão de simplificar a vida dos nossos clientes permanecem iguais”, afirmou Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, na nota.
BTG retira Itaú e aumenta exposição em Nubank na carteira de dezembro Nubank aluga prédio em São Paulo para volta ao presencial, diz jornalAtualmente, o Nubank opera com as licenças de Instituição de Pagamento, Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, e Corretora de Títulos e Valores Mobiliários.
Segundo o comunicado, a adição de uma licença bancária não implicará em alterações materiais em exigências de capital e liquidez, "mantendo a solidez e a resiliência financeira da instituição inalteradas".