Invest

Salesforce vai mudar de nome? CEO diz que foco é IA, não mais nuvem

Um funcionário da companhia disse que a empresa poderia até mudar seu nome corporativo para Agentforce, e o CEO não descartou a ideia

Salesforce: empresa tem apostado de forma significativa nos agentes de IA, (Erik McGregor/LightRocket/Getty Images)

Salesforce: empresa tem apostado de forma significativa nos agentes de IA, (Erik McGregor/LightRocket/Getty Images)

Letícia Furlan
Letícia Furlan

Repórter de Mercados

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 08h20.

Recentemente, a Salesforce tem adotado Agentforce como nome para vários de seus produtos e serviços. O produto de vendas, por exemplo, agora é Agentforce Sales. Já o produto de Serviços passou a se chamar Agentforce Service.

Um funcionário da companhia revelou ao Business Insider que a companhia poderia até mudar seu nome corporativo para Agentforce. Embora tenha sido uma declaração em tom de brincadeira, o CEO da Salesforce, Marc Benioff, confirmou em entrevista nesta semana que a possibilidade não é descartada.

Mudanças tão drásticas no setor não são inéditas, já que empresas frequentemente alteram seu foco para novas tecnologias ou estratégias.

Mark Zuckerberg, por exemplo, alterou o nome do Facebook para Meta. Os cofundadores do Google também mudaram o nome da empresa para Alphabet, e o Square de Jack Dorsey virou Block.

A Salesforce, que tem suas raízes na nuvem, associou esse termo a muitos de seus produtos ao longo dos anos: Sales Cloud, Service Cloud, Data Cloud.

Contudo, segundo Benioff, os clientes não querem mais ouvir falar sobre a nuvem. Essa descoberta foi feita durante grupos focais recentes, realizados antes da conferência Dreamforce, em outubro. Agora, o foco está nos agentes de IA.

A Salesforce também renomeou sua plataforma de dados, Data Cloud, para "Data 360", e fez o anúncio durante o evento. O Data 360 é parte crucial do plano estratégico da empresa para 2026, que Benioff também discutiu durante a entrevista.

A empresa fez uma aposta significativa nos agentes de IA, e, embora alguns especialistas ainda duvidem dessa iniciativa, os resultados financeiros divulgados recentemente mostram sinais positivos, com a Salesforce elevando sua previsão de receita.

Acompanhe tudo sobre:SalesforceInteligência artificial

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor