Invest

Ibovespa cai com IPCA, mas alta de 3% da Vale ameniza perdas

Resiliência da inflação de serviços tira brilho da queda do IPCA e derruba bolsa

Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)

Painel de cotações da B3 (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)

Publicado em 11 de julho de 2023 às 09h18.

Última atualização em 11 de julho de 2023 às 17h38.

O Ibovespa fechou esta terça-feira, 11, em queda depois que o IPCA, principal indicador de inflação do Brasil, surpreendeu negativamente na inflação de serviços. A queda não foi maior por causa da Vale (VALE3), que saltou 3,3% hoje de olho em novos estímulos vindos da China.  

Ibovespa hoje

  • IBOV: - 0,33% 117.555 pontos

Dúvidas sobre o IPCA

Mais cedo, a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho mostrou uma deflação de 0,08% -- a primeira queda em 10 meses. Os números saíram dentro do esperado e, no acumulado de 12 meses, o IPCA ficou abaixo da meta de 3,25% para a inflação deste ano.

No entanto, um detalhe tirou o brilho da queda do IPCA: a inflação do setor de serviços. Observando o segmento em separado, foi observada uma alta de 0,62% na inflação no mês, com influência da alta das passagens aéreas. "É um efeito sazonal, que costuma impactar o indicador nessa época do ano, devido à temporada de férias", disse Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital.

Ainda assim, aumentou a preocupação sobre como o Banco Central pode interpretar o dado para decidir o futuro da taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) inicie o ciclo de queda de juros na próxima decisão, em agosto. Porém, o IPCA de hoje pode fazer com que o Comitê seja mais comedido ao começar os cortes.

"Depois de 10 meses, tivemos uma deflação do índice cheio, o que é positivo. Mas vale destacar que a composição do IPCA de hoje revelou que a 'cara' do índice (seu qualitativo) veio pior que o antecipado por nós. Com essa dinâmica, o BC deve manter a parcimônia e pender para o corte de 0,25 ponto percentual (p.p.) na Selic em sua próxima reunião", avaliou João Savignon, diretor de pesquisa macroeconômica da Kínitro Capital. A expectativa anterior do mercado era de um corte de 0,5 p.p..

Vale salta com sinal da China

Ontem a Vale foi uma das responsáveis pela baixa do Ibovespa. Hoje o movimento foi o contrário: a ação subiu 3,3% e foi a principal responsável por reverter parte da queda da bolsa.

A mudança acompanhou o mercado de commodities, que reagiu positivamente à China. A segunda maior economia do mundo sinalizou hoje que medidas de apoio econômico estão próximas. A notícia vem como um alívio após dados de inflação divulgados ontem apontarem para um cenário de deflação.

Com o estímulo, a expectativa é que o gigante asiático retome a demanda pelas commodities metálicas como minério de ferro e aço.

Maiores altas do Ibovespa hoje

Maiores quedas do Ibovespa hoje

Que horas fecha a bolsa de valores

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valores

Mais de Invest

Não é só o Brasil: Argentina faz maior venda de reservas internacionais em um dia para segurar dólar

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada