Invest

Como montar uma loja virtual: como fazer um e-commerce lucrativo

Com o checkout do Mercado Pago você torna a experiência de compra mais fácil e segura e permite que os clientes adquiram produtos pelo celular

 (	ArtistGNDphotography/Getty Images)

( ArtistGNDphotography/Getty Images)

Publicado em 14 de setembro de 2023 às 12h02.

Última atualização em 19 de setembro de 2023 às 15h56.

Cada vez mais gente querem aprender como criar uma loja virtual. Também é sabido que um número considerável de internautas costuma desistir da compra caso o método de pagamento favorito deles não for oferecido pela loja virtual. Os consumidores, afinal, não estão apenas buscando bons preços quando vasculham a internet, mas também praticidade e segurança.

Se alguém ainda duvida da força dos e-commerces, a eMarketer dá o assunto por encerrado. De acordo com a consultoria, eles cresceram 27,6% em 2020 — quando, por motivos óbvios, o mundo virou do avesso —, movimentando mais de 4,2 trilhões de dólares.

Para este ano prevê-se a marca de 6,1 trilhões de dólares e, para 2024, são projetados nada menos do que 6,7 trilhões de dólares. São cifras que mostram que abrir uma loja virtual é um caminho para lá de seguro para empresas de qualquer porte.

Como montar uma loja virtual?

Para os empreendedores que ainda não debutaram no comércio eletrônico, o primeiro passo é bater o martelo na plataforma de e-commerce mais indicada para o seu negócio, embora muita gente opte por usar só o WhatsApp e o Instagram como canais de venda.

Definida a plataforma que mais combina com as necessidades do seu negócio, dedique-se a estudar o segmento no qual você está se aventurando. Pesquise a concorrência e identifique o que diferencia cada um dos líderes de mercado. Isso ajudará a moldar a identidade da sua loja e orientar decisões futuras. Defina seu nicho de mercado, público-alvo e objetivos comerciais.

O design da sua loja virtual é crucial para causar uma boa primeira impressão nos visitantes. Escolha um design limpo e atraente, alinhado à identidade visual da sua marca. Certifique-se de que a navegação ficou intuitiva e os produtos estão apresentados de forma clara e organizada. O passo seguinte é inserir seus produtos na loja virtual, adicionando fotos de alta qualidade e descrições detalhadas. Elas devem ser informativas e persuasivas, destacando os benefícios e características únicas de cada produto.

O que é preciso para montar uma loja virtual?

Criar um site que possa ser acessado pelas redes sociais e pelo smartphone é outra dica valiosa. E convém abrir as portas para todos os métodos de pagamento que estão em alta hoje em dia, para aumentar as chances de vendas — alguns donos de lojas virtuais ainda recusam tudo que não for cartão crédito. 

Disponibilizar as soluções de pagamento online do Mercado Pago também faz toda diferença. Com o checkout desta plataforma você torna a experiência de compra mais fácil e segura e permite que os clientes adquiram produtos pelo celular, utilizando o meio de pagamento que eles quiserem. Com o Checkout Pro do Mercado Pago dá para aceitar cartão e parcelamento sem juros. Bastam alguns cliques para os usuários utilizarem crédito, débito, dinheiro e saldo no Mercado Pago.

Em duas horas, alguém com noção básica de programação integra o Checkout Pro à sua loja virtual. E ainda dá para receber pagamentos pelo WhatsApp Business com o Mercado Pago. Você também pode criar um link de sua loja virtual no Mercado Livre e disponibilizá-lo no Instagram, por exemplo, para facilitar as vendas. 

Para aprender mais sobre como criar uma loja virtual, finanças pessoais e investimentos, confira nossos outros artigos.

 

Acompanhe tudo sobre:DólarDólar comercialMP_ML

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio