Exame Logo

XRP salta mais de 7% e lidera recuperação no mercado cripto após perdas com DeepSeek

Anúncio da Ripple, empresa ligada à criptomoeda, sobre obtenção de licenças nos Estados Unidos animou investidores

XRP: criptomoeda voltou a subir (Ulrich Baumgarten/Getty Images)
João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 12h07.

Última atualização em 28 de janeiro de 2025 às 12h13.

O XRP retomou uma trajetória de alta e lidera a recuperação do mercado de criptomoedas nesta terça-feira, 28, após as fortes quedas devido aos efeitos nas bolsas dos Estados Unidos com o lançamento da inteligência artificial DeepSeek. A criptomoeda é a terceira maior do mercado no momento, expandindo sua influência no setor.

Dados da plataforma CoinGecko indicam que, no acumulado das últimas 24 horas, o XRP tem alta de 7,8%, cotado em US$ 3,15. Entre as 100 maiores criptos, a alta é a sexta maior do dia, liderando entre as 20 maiores. No mesmo período, o bitcoin acumula alta de 0,4%.

Veja também

A valorização da criptomoeda começou depois da empresa Ripple anunciar que obteve uma série de licenças de operação em alguns estados americanos. A companhia é ligada ao XRP, com forte influência no preço do ativo dependendo de seus anúncios e projetos.

A Ripple obteve licenças para atuar como uma Transmissora de Valores nos estados de Nova York e Texas, abrindo a possibilidade de oferecer novos serviços para os clientes nesses estados. O foco deve ser o seu produto de pagamentos transfronteiriços, o Ripple Payments.

Além da novidade regulatória importante para a Ripple, o XRP também tem dominado debates no mercado sobre a criação de uma reserva estratégica de criptomoedas pelo governo dos Estados Unidos, em especial após uma ordem executiva do presidente Donald Trump sobre o tema.

Inicialmente, acreditava-se que a reserva seria composta apenas de bitcoin, mas a proposta de incluir outros ativos digitais, em especial aqueles criados nos Estados Unidos, tem ganhado força nas últimas semanas. E o XRP é um dos ativos mais citados como potencial componente dessa reserva.

Na sua primeira ordem executiva voltada para o mercado de criptomoedas, Trump determinou que um grupo de trabalho vai avaliar as possíveis vantagens e viabilidade de criação de uma reserva de criptomoedas, sem especificar quais ativos digitais poderiam fazer parte dela.

A possibilidade de inclusão na reserva tem animado investidores e beneficiado o XRP e outros ativos, com a expectativa de que a confirmação elevaria a demanda por essas criptomoedas. Até o momento, porém, não há um indicativo concreto sobre essa possível inclusão.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosDeepSeek

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame