Rebeca Andrade: ginasta conquista a prata no salto (Paul ELLIS/AFP)
Repórter de POP
Publicado em 3 de agosto de 2024 às 12h19.
Última atualização em 3 de agosto de 2024 às 13h12.
Já com o bronze por equipe e a prata pela prova individual geral garantidos, a brasileira Rebeca Andrade disputou neste sábado, 3, na final do salto da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris. Principal nome do esporte no mundo, Andrade conquistou a segunda prata da competição e se entrou para a lista das maiores medalhistas do Brasil.
O pódio final ficou com Simone Biles (ouro), Rebeca Andrade (prata) e Jade Carey (bronze).
Olimpíadas 2024: 'Meu foco e minha cabeça estão 100% em Paris', diz a ginasta Rebeca AndradeAndrade competiu diretamente com Simone Biles, atualmente a melhor ginasta do mundo e sua principal adversária. A norte-americana, que levou o ouro na final individual geral, conquistou 15.300 na final do salto e fechou a competição com o ouro.
Rebeca Andrade ainda disputa a final no solo e na trave na segunda-feira, 5 de agosto.
Quanto Rebeca Andrade ganhou com a medalha de prata nas Olimpíadas?Na final por aparelhos, nesse caso o salto, as ginastas saltam duas vezes e conquistam duas pontuações diferentes. A nota final é a média do resultado dos dois saltos. Concorreram Valentina Georgieva (Bulgária), An Chang Ok (Coreia do Norte), Shallon Olsen (Canadá), Simone Biles (EUA), Elsabeth Black (Canadá), Rebeca Andrade (Brasil), Yeo Seojeong (Coreia do Sul) e Jade Carey (EUA).
Na lista das finalistas, Simone Biles se apresentou antes de Rebeca. Vestida com um collaint vermelho com 10 mil cristais, a norte-americana fez uma nota alta de dificuldade em seus dois saltos. No primeiro, ela performou um Biles II, de maior dificuldade da ginástica, e terminou cravada, com execução perfeita. A nota foi de 15.700.
No segundo salto, ela realizou um Cheng na segunda tentativa, também cravado e com execução impecável. A nota do segundo salto foi de 14.900. No total, ela finalizou o aparelho com pontuação final de 15.300.
Rebeca Andrade foi a disputar a prova com um collaint branco, com cristais azuis. No primeiro salto, ela performou o famoso Cheng, o mesmo de Biles, com uma altura excelente. Ela teve uma postura impecável, terminou perto da linha da aterrisagem e cravada. A primeira nota foi de 15.100.
No segundo salto, Rebeca arriscou com o Amanar, com duas piruetas e meia bem mais difícil. A postura e a execução foram incrível, mas ela não conseguiu cravar a saída. Com maior pontuação de dificuldade, ela terminou com nota de 14.833. A nota final foi de 14.966.
Na final individual geral, Rebeca garantiu a medalha de prata com notas de destaque nos quatro aparelhos. Ela ficou bastante próxima da nota final de Biles, que conquistou o ouro. Na final por equipes, o Brasil terminou com o bronze, com notas altas especialmente de Rebeca, Julia Soares e Flavia Saraiva.
Na final individual geral, Rebeca garantiu a medalha de prata com notas de destaque nos quatro aparelhos. Ela ficou bastante próxima da nota final de Biles, que conquistou o ouro.
Na final por equipes, o Brasil terminou com o bronze, com notas altas especialmente de Rebeca, Julia Soares e Flavia Saraiva. Os Estados Unidos, muito puxados por Biles, terminaram com o ouro.
Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.
Veja como assistir:
A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.