Esporte

Com elenco feminino forte, Globo promove evento para falar de Copa do Mundo; veja detalhes

Elenco do esporte da Globo conversou com jornalistas sobre a cobertura do Mundial

Para a cobertura da Copa do Mundo, os canais globos contarão com a maior parte por mulheres na equipe (João Miguel Júnior / TV Globo/Reprodução)

Para a cobertura da Copa do Mundo, os canais globos contarão com a maior parte por mulheres na equipe (João Miguel Júnior / TV Globo/Reprodução)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 18 de julho de 2023 às 12h09.

Última atualização em 18 de julho de 2023 às 12h13.

Falta pouco para o início da Copa do Mundo Feminina, momento em que os olhos do mundo estarão voltados para a Austrália e a Nova Zelândia, países sede da competição. A Globo, emissora oficial da Copa, promoveu um encontro para falar sobre a cobertura do mundial.

Estiveram reunidos na última terça-feira, 11, no Copacabana Palace, jornalistas e influenciadores digitais para um bate-papo. O evento contou com os executivos da Globo e o elenco envolvido nas transmissões a partir do próximo dia 20.

Renato Ribeiro, diretor de produção e conteúdo de esporte da Globo, destacou a importância da Copa do Mundo Feminina para o esporte da emissora e como transmissões da modalidade evoluíram. "Para nós, o futebol feminino além de um negócio, é um posicionamento importante! A Copa de 2019 foi um divisor de águas no interesse do brasileiro em futebol feminino. "Aqui no Brasil, em termos de audiência, quase 20 milhões de pessoas acompanharam a final entre Estados Unidos e França, isso mostra que a gente acredita na modalidade como um produto de extremo potencial entre os brasileiros", destacou.

Em seguida, Joana Thimoteo, diretora de eventos do esporte da Globo, contou como será a cobertura desta edição do Mundial e como as marcas estão se interessando cada vez mais pela modalidade. “Acreditamos na capacidade do negócio e queremos falar com mais gente, fomentando o assunto através de uma cobertura diversa, plural, para que todas as pessoas se identifiquem. Vendemos 17 cotas de participação entre Globo e SporTV, algo inédito e que mostra força do evento. As marcas percebem o interesse de mercado e que a audiência está aumentando, completou.

Como será a transmissão da Copa Feminina na Globo?

Durante a Copa do Mundo, a TV Globo exibirá pelo menos sete jogos da competição, com pré-jogo de no mínimo 20 minutos. Os telejornais e programas informarão o que estiver acontecendo com notícias atualizadas pela equipe de reportagem direto do país da Copa.

Na programação do SporTV, com a participação dentro dos programas, os correspondentes Raphael Sibilla, André Gallindo e Guilherme Pereira, vão trazer diariamente as impressões do mundo sobre a Copa. Ao todo, o canal vai exibir 34 jogos da competição, sendo 18 deles na primeira fase. Nos jogos da seleção brasileira, o pré- jogo terá uma hora de duração.

Equipe com maioria feminina

Para a cobertura da copa feminina, os canais Globo contarão com equipes formadas majoritariamente por mulheres. As narradoras, Renata Silveira, primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo masculina na TV aberta, além de Natália Lara, estarão na linha de frente na narração dos jogos.

As ex-jogadoras Formiga e Aline Calandrini, além das jornalistas Ana Thais Matos, Renata Mendonça e Gaby Moreira trabalharão como comentaristas.

Copa Feminina: Elenco de transmissão será com maioria feminina (Globo/João Miguel Júnior/Reprodução)

Durante a coletiva, Ana Thais, a primeira mulher a comentar um jogo do Brasil na Copa do Mundo masculina, destacou o aumento de mulheres na cobertura de esportes da Globo. “Quando olho para 2019, vejo que temos mais contadoras de histórias. Quatro anos depois temos mais mulheres, acreditamos no processo, construímos a nossa trajetória, é um grande acontecimento. Sempre acreditei que chegaríamos aqui e acho que vamos chegar ainda mais à frente. É o projeto que mudou a minha vida e a história da Globo”, afirmou.

Natalia Lara, uma das primeiras narradoras de futebol feminino, comentou sobre a expectativa de narrar seu primeiro Mundial Feminino: “Comecei na narração por causa do futebol feminino, construí a base da minha carreira nisso e não tem nada que me faça mais feliz do que saber que estou trabalhando ativamente na modalidade. Essa é a minha motivação, saber que eu posso mudar a vida de outras mulheres sendo uma porta-voz", completou

Quando começa a Copa do Mundo Feminina 2023?

A Copa feminina começa no dia 20 de julho, com a partida de abertura será entre Nova Zelândia e Noruega. O Brasil estreia na próxima segunda-feira, 24, contra o Panamá, em Adelaide, na Austrália. A seleção está no grupo F e além do Panamá, enfrenta França e Jamaica.

Datas dos jogos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo feminina 2023

  • 24 /07/2023 - Brasil x Panamá - Adelaide (Austrália);
  • 29/07/2023 - Brasil x França - Brisbane (Austrália);
  • 02/08/2023 - Brasil x Jamaica - Melbourne (Austrália).
Acompanhe tudo sobre:Futebol femininoGloboTelevisão

Mais de Esporte

Após contribuição de R$ 200 mil, Fatal Model se torna maior doadora da campanha da Arena Corinthians

Com Pachuca na final, protagonismo do futebol mexicano vai além das quatro linhas

Com iniciativa da Imply, campanha solidária pelo RS arrecada mais de R$ 29,5 milhões

Jogos de hoje, quarta-feira, 18 de dezembro, onde assistir ao vivo e horários