ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Abertas as inscrições para Melhores do ESG da EXAME

Principal guia de sustentabilidade empresarial do país chega à sua edição 2026 com metodologia aprimorada, avaliando empresas em 16 categorias

Melhores do ESG: premiação que há mais de duas décadas se adapta junto com o conceito de sustentabilidade (Leandro Fonseca/Exame)

Melhores do ESG: premiação que há mais de duas décadas se adapta junto com o conceito de sustentabilidade (Leandro Fonseca/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 14h00.

A partir desta segunda-feira, 19, estão abertas as inscrições para a edição 2026 do Melhores do ESG, o mais importante guia de sustentabilidade empresarial do Brasil.

A iniciativa busca reconhecer e dar visibilidade às organizações que lideram o avanço da agenda de negócios sustentáveis e do desenvolvimento responsável do capitalismo brasileiro.

As companhias interessadas têm até 20 de março para se candidatar ao processo seletivo, que conta com metodologia desenvolvida em parceria com o Ibmec, uma das mais prestigiadas instituições de ensino em negócios do país.

Podem participar empresas nacionais e multinacionais que atuam no Brasil, com faturamento mínimo anual a partir de R$ 150 milhões. Para organizações de médio e pequeno porte, a EXAME disponibiliza um guia específico denominado "Negócios em Expansão", cujas inscrições serão abertas em breve.

Metodologia aprimorada para 2026

A avaliação é realizada por meio de dois questionários complementares. O primeiro, de natureza quantitativa, apresenta 50 questões de múltipla escolha sobre temas gerais relacionados a práticas ESG (Environmental, Social and Governance) aplicáveis a todos os setores.

O segundo, qualitativo, traz cinco perguntas dissertativas customizadas de acordo com o segmento de atuação da empresa.

O Melhores do ESG representa a evolução do tradicional Guia EXAME de Sustentabilidade, que há mais de duas décadas é referência em capitalismo consciente e responsabilidade corporativa no país.

Criado em 2000 como Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa, a publicação passou por sucessivas atualizações, sempre acompanhando ou antecipando as transformações do tema na sociedade.

Neste ano, a metodologia ganhou aprimoramentos significativos. Segundo Samuel Barros, coordenador técnico do Prêmio Melhores do ESG e reitor do Ibmec Rio de Janeiro, "o prêmio melhores do ESG foi melhorado para buscar medir a sustentabilidade da empresa de maneira holística", explica.

O acadêmico pondera que, atualmente, "uma empresa sustentável é aquela que respeita e cumpre os critérios do ESG, mas também gera resultado para o acionista e para a sociedade."

"Assim, incluímos uma visão financeira mais robusta, além da já tradicional visão ambiental, governança e social que sempre fizeram parte da nossa avaliação para o prêmio"

Categorias contempladas

Nesta edição, 16 categorias serão avaliadas, com base na metodologia que a cada ano incorpora melhorias e atualizações, acompanhando o desenvolvimento de métricas ESG. Confira:

  • Agronegócio, Alimentos e Bebidas
  • Atacado, Varejo e E-commerce
  • Bens de Capital e Eletroeletrônicos
  • Construção Civil e Imobiliário
  • Energia
  • Farmacêutico e Beleza
  • Mineração, Siderurgia e Metalurgia
  • Moda e Vestuário
  • Papel e Celulose
  • Petróleo, Gás e Químico
  • Saneamento
  • Saúde e Serviços de Saúde
  • Serviços Financeiros
  • Telecomunicações, Tecnologia e Mídia
  • Transporte, Logística e Serviços Logísticos
  • Tratamento de Resíduos e Meio Ambiente

As organizações interessadas podem acessar os questionários e realizar suas inscrições através dos links disponibilizados aqui e aqui.

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESGESGSustentabilidadegestao-de-negocios

Mais de ESG

Fortuna de bilionários cresce três vezes mais rápido em 2025, aponta Oxfam

Mercado de energia solar no Brasil encolhe 29% em 2025, aponta Absolar

NASA planeja instalar usina nuclear na Lua até 2030

Tratado Global dos Oceanos entra em vigor neste sábado após 20 anos de impasse