E-Título: aplicativo pode ser utilizado para votar em 2022 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Lançado em 2017, o e-título é um aplicativo que foi criado para facilitar a vida do eleitor brasileiro de diversas formas, possibilitando o acesso a informações úteis na hora de votar, como local de votação e número do título de eleitor.
A EXAME montou este guia para responder as perguntas mais frequentes sobre o e-Título e explicar as principais funções que o aplicativo apresenta. Veja o passo a passo abaixo.
O primeiro passo que o cidadão deve dar é baixar o aplicativo do e-Título em seu smartphone. O app está disponível para sistemas iOS e Android e é completamente gratuito.
Após o download, tudo que o eleitor precisa fazer para acessar o seu Título de Eleitor digital é preencher o login com os seguintes dados:
Após preencher as informações, o eleitor entrará na primeira página do e-Título, onde terá a sua via digital do Título de Eleitor, que conta até mesmo com foto caso o cidadão tenha a sua biometria cadastrada.
Essa via digital do documento com foto pode ser apresentada como documento comprobatório no dia do pleito em 2022.
Dentro do aplicativo do E-Título, o eleitor brasileiro pode encontrar uma série de informações referentes às eleições, assim como funções, como emissão de algumas certidões, de forma digital. Confira abaixo algumas das informações e funções presentes no e-Título:
Sim, é permitido votar com o e-Título, que é um dos documentos aceitos pela Justiça Eleitoral.
Porém, fique atento: para votar, é necessário que o e-Título contenha foto, e eleitores que ainda não cadastraram a biometria não dispõem de sua imagem no aplicativo. Desse modo, o e-Título não será suficiente para votar e o eleitor precisará apresentar um segundo documento, como carteira de identidade, por exemplo.
Da mesma forma, se o eleitor possuir somente o título de eleitor antigo impresso, também precisará apresentar um documento com foto adicional.
Em suma, na hora da votação, são aceitos qualquer um dos seguintes documentos:
Para as eleições 2022, o e-Título só pode ser baixado e ativado até às 23h de sábado, 1º de outubro, véspera do primeiro turno, que acontece no domingo, 2 de outubro.
O TSE recomenda que os eleitores que desejarem utilizar o e-Título se planejem com antecedência para baixar e ativar o aplicativo.
Sim. Quem não tiver e-Título ou título de eleitor impresso pode votar com qualquer um dos documentos oficiais com foto aceitos, como carteira de identidade ou carteira de motorista (veja lista acima). Basta que o eleitor saiba sua zona eleitoral, que também pode ser consultada no site do TSE.
E, lembrando, mesmo se o eleitor possuir somente e-Título sem foto ou título de eleitor impresso, precisará levar um segundo documento oficial com foto.
Para maiores informações sobre o e-Título e sobre as eleições de 2022 no geral, o TSE conta com um FAQ, atendimento via WhatsApp e ouvidorias regionais.