Prazo para emitir o e-Título acaba neste sábado; saiba como usar o documento digital

O aplicativo facilita a confirmação de identidade no dia de votação, a justificativa o voto, e a consulta informações junto à Justiça Eleitoral
E-Título: aplicativo pode ser utilizado para identificar o eleitor junto aos mesários (Marcelo Cassal Jr. / Agência Brasil/Divulgação)
E-Título: aplicativo pode ser utilizado para identificar o eleitor junto aos mesários (Marcelo Cassal Jr. / Agência Brasil/Divulgação)
A
André Lopes

Publicado em 28/09/2022 às 10:47.

Última atualização em 01/10/2022 às 13:58.

As eleições gerais acontecem amanhã, domingo, 2, e muitos eleitores devem usar o e-Título, versão digital do título de eleitor, para se identificar na hora da votação.

O e-Título, além disso, permite visualizar o número do documento de votação, justificar o voto, consultar informações junto à Justiça Eleitoral, entre outros recursos.

No entanto, este sábado é o último dia para emitir o documento pelo aplicativo do TSE. Para os eleitores que ainda não fizeram o processo de instalação do app e cadastro do documento, vale seguir os passos a baixo para evitar transtornos no domingo.

Cadastro no aplicativo

  1. Preencha seus dados básicos
    Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”; inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no e-Título”;
  2. Responda às perguntas corretamente
    O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
  3. Crie uma senha
    Digite uma sequência de 6 dígitos e repita-a no campo abaixo; depois, clique em “Confirmar senha”.

Caso tenha feito o cadastro da sua biometria, a foto do eleitor irá aparecer no aplicativo junto às outras informações. É dessa forma que o documento virtual substitui a identidade ou carteira de motorista. Portanto, para votar com o e-Titulo sem biometria, você deverá apresentar também um documento com foto.

O que é possível fazer com o E-Título?

Ao navegar pelo aplicativo do e-Título, o eleitor pode encontrar uma série de informações referentes às eleições. Entre elas a emissão de algumas certidões.

Confira abaixo algumas das informações e funções presentes no e-Título:

  • Registro do eleitor
  • Zona e Seção de voto
  • Endereço do voto
  • Nome do estabelecimento onde será o voto
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Certidão de Crimes eleitorais
  • Justificativa de voto

Para maiores informações sobre o e-Título e sobre as eleições de 2022 no geral, o TSE conta com um FAQ, atendimento via WhatsApp e ouvidorias regionais.  

O título de leitor impresso continua valendo?

Sim, o título de eleitor impresso continua valendo, mas lembre-se que para votar com ele é necessário apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista).