Exame Logo

Primeiro eclipse de 2025 será total e visível em toda a América Latina; veja data e horário

O alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e o Sol fará com que o satélite natural do nosso planeta adote uma tonalidade avermelhada, fenômeno popularmente conhecido como "Lua de Sangue"

Eclipse lunar total: veja data, horário e como observar (Diana Robinson Photography/Getty Images)

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 10h51.

Última atualização em 29 de janeiro de 2025 às 10h52.

Já no primeiro trimestre, a Lua será protagonista do primeiro eclipse totalde 2025, evento celeste que poderá ser visto de diversas partes do mundo, com destaque especial para a América Latina.

O alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e o Sol fará com que o satélite natural do nosso planeta adote uma tonalidade avermelhada, fenômeno popularmente conhecido como "Lua de Sangue".

Veja também

Janeiro terá chuva de meteoros, passagem de cometa e oposição de Marte; saiba como ver os fenômenos

O evento será visível de diversas regiões do mundo a olho nu, incluindo Pacífico, Américas, Europa Ocidental e África Ocidental. No entanto, os melhores pontos de observação estarão na América Latina, onde as condições atmosféricas tendem a favorecer uma visibilidade mais clara do fenômeno.

Quando será o primeiro eclipse de 2025?

Ocorrerá na madrugada de 14 de março de 2025 e atingea fase total às 3h25 (horário de Brasília).Terá duração aproximada de 1 hora e 5 minutos. Veja abaixo os horários:

Eclipse lunar total na América Latina

Diferente do eclipse solar, que requer proteção específica para observação, o eclipse lunar total é um dos eventos astronômicos mais acessíveis, pois pode ser visto a olho nu.

O fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. Durante esse período, a luz solar que atravessa a atmosfera terrestre refrata e ilumina a Lua com tons avermelhados, criando o efeito conhecido como Lua de sangue.

Os eclipses lunares podem ser classificados em três tipos:

Como observar o eclipse lunar total com segurança?

Para apreciar o eclipse lunar total, não é necessário o uso de equipamentos especiais. Binóculos ou pequenos telescópios, no entanto, podem melhorar a experiência, porque permitem ver detalhes da superfície lunar.

Para fotografar o fenômeno, é recomendado o uso de câmeras com ajustes manuais e tripé para estabilização da imagem. Aplicações de astronomia também podem auxiliar na localização exata da Lua no céu.

As fotos mais bonitas da Nasa

Acompanhe tudo sobre:EclipsesAstronomiaLuaSol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame