Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Salão do Automóvel de São Paulo vai voltar, diz presidente da Anfavea

Márcio de Lima Leite passou pelo Salão de Detroit, nos Estados Unidos, para avaliar como a mostra se transformou depois da pandemia de covid-19

Modo escuro

Salão de Detroit: mudanças nos Estados Unidos servem de inspiração para mostra brasileira. (	Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Salão de Detroit: mudanças nos Estados Unidos servem de inspiração para mostra brasileira. ( Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

*De Detroit, nos Estados Unidos

Sem uma nova edição desde 2018, o Salão do Automóvel de São Paulo vai voltar. Pelo menos é o que garante o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite. Em entrevista à EXAME no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, ele disse que ainda não há uma data definida, mas que a entidade está com esforços voltados para a realização do evento.

Uma equipe o acompanha aos Estados Unidos para avaliar o que foi feito no Salão de Detroit, que precisou se reinventar depois da crise de 2008 e pandemia de covid-19. A mais antiga mostra automobilística americana começou no dia 13 de setembro e vai até o dia 24 com novidades das montadoras, sobretudo elétricos e híbridos.

Nos últimos anos, o evento perdeu relevância para o Consumer Electronics Show (CES), maior feira de eletrônica do mundo, realizada em Las Vegas, onde são apresentadas as novas tecnologias dos carros.

Salão tecnológico

No caso brasileiro, a ideia é que o Salão do Automóvel de São Paulo tenha uma pegada mais de tecnologia, assim como o Salão de Detroit tenta ser. Outro ponto de debate é o local. O evento até chegou a ser anunciado para este ano de 2023 no Autódromo de Interlagos, mas foi cancelado devido ao recuo de diversas montadoras em participar, ainda como reflexo da pandemia de covid-19 e a falta de semicondutores.

Com a confirmação do espaço como o local oficial de grandes festivais de música, como Lollapalooza, Primavera Sound, e o The Town, além da própria Formula 1, a adaptação e a agenda poderiam dificultar a montagem. A Anfavea estuda outras possibilidades, mas ainda sem nada fechado.

Auto Show em Detroit

Ao passar pelos corredores do Salão de Detroit 2023, é clara a percepção de que a eletrificação chegou para ficar. O assunto está no topo das conversas de todas as montadoras. A Ford -- a maior expositora -- levou diversos lançamentos sendo o mais icônico uma nova versão da F-150 Lightning 100% elétrica. A picape ainda não tem previsão de chegar ao Brasil, e faz enorme sucesso nos Estados Unidos, principalmente com novos consumidores.

Além da novidade para o mercado americano, a Ford anunciou a chegada do Mustang Mach-E 100% elétrico no mercado brasileiro a partir de outubro. É o primeiro eletrificado da marca que chega ao país, segundo uma estratégia global rumo a um futuro tecnológico. "Cada um dos produtos de tecnologia e carros elétricos que lançamos é uma mudança de jogo, trazendo algo que nunca existiu no mundo", diz Darren Palmer, vice-presidente global de programas de veículos elétricos da Ford.


*O jornalista viajou a convite da Ford.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
A Lacoste lança tênis com inspiração vintage dos anos 1990
Casual

A Lacoste lança tênis com inspiração vintage dos anos 1990

Há 10 horas
Conheça iates milionários com até três andares e terraço que os brasileiros adoram
Casual

Conheça iates milionários com até três andares e terraço que os brasileiros adoram

Há 11 horas
Clássico tracksuit da Lacoste ganha releitura em nova coleção
Casual

Clássico tracksuit da Lacoste ganha releitura em nova coleção

Há 12 horas
Gim, Campari e vermute: Negroni Week acontece até 24 de setembro em diversos bares do Brasil
Casual

Gim, Campari e vermute: Negroni Week acontece até 24 de setembro em diversos bares do Brasil

Há 16 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais