Casual

O berço de 'Space Oddity': casa de infância de David Bowie virará museu

Localizada em Bromley, no Reino Unido, a residência serviu de abrigo para o artista entre 1955 e 1967 e guarda segredos do início de sua carreira

David Bowie: casa do cantor se torna museu

David Bowie: casa do cantor se torna museu

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 07h01.

Tudo sobreCultura
Saiba mais

Muito antes dos figurinos extravagantes e da maquiagem de Ziggy Stardust ganharem o mundo, David Bowie dividia o tempo entre os discos de vinil e os livros em um quarto de apenas 9 metros quadrados. A partir de 2027, o espaço — e a casa inteira, na verdade — deixará de ser uma lembrança para se tornar um ponto turístico.

O endereço, Plaistow Grove, número 4, em Bromley, no Reino Unido, está prestes a se tornar um museu. O anúncio da restauração da casa de infância do artista promete levar os fãs de volta ao período entre 1955 e 1967, década fundamental para a formação do camaleão do rock.

A iniciativa partiu do London Heritage Trust, que confirmou a transformação da residência em um museu biográfico no início de 2026. O projeto conta com a curadoria de Geoffrey Marsh, nome por trás da aclamada exposição David Bowie Is, do Victoria and Albert Museum. A meta é clara: devolver ao imóvel a aparência exata que ele tinha no início dos anos 1960, época em que o pai de Bowie trabalhava em uma instituição de caridade e sua mãe atuava como garçonete.

Berço de Space Oddity

Teenage David Bowie and car

David Bowie durante a adolescência, em Bromley (David Bowie Estate/ Divulgação)

O coração da experiência para os visitantes será a reconstituição do dormitório do cantor. Foi naquele espaço apertado que o músico escreveu Space Oddity e deu os primeiros passos em direção ao estrelato internacional. O hit foi lançado em 11 de julho de 1969, durante o lançamento da Apollo 11 da Terra, na missão da Nasa. 

Naquela época, Bowie assinou com a Mercury Records e produziu a canção quando conheceu Gus Dudgeon, produtor de Elton John. A letra conta a história de Major Tom, que vê seu solitário fim na imensidão do espaço sideral. A inspiração veio do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

Além do resgate histórico de lifestyle, a restauração possui um viés educativo. Através de programas como o Proud Places, o local oferecerá workshops e oficinas de habilidades criativas para jovens da região. A ideia é que o legado de David Bowie inspire novas gerações de artistas a partir do mesmo cenário de simplicidade onde ele começou.

As obras da casa, originalmente construída para operários ferroviários, devem terminar no final de 2027. Até lá, o mercado do entretenimento e do turismo cultural na Inglaterra aguarda com ansiedade a abertura de mais esse templo dedicado à música.

Além de Bromley

Para quem estiver de passagem em Londres e quiser entrar de cabeça na história do cantor, há ainda o David Bowie Centre, no V&A East Storehouse de Londres. O espaço tem cerca de 90 mil itens do arquivo do camaleão do rock, entre fotos inéditas, figurinos, sapatos, cadernos e até projetos inacabados. É necessário marcar hora para ter acesso ao local.

Acompanhe tudo sobre:Indústria da músicaMúsicaCultura

Mais de Casual

Além de 'Wicked' e 'Hamilton': 6 shows da Broadway para assistir em 2026

Time que eliminou PSG é de bilionário dono de Louis Vuitton e bistrô histórico

Exclusivo: irmã mais nova da Zara terá loja no Brasil; conheça

Riachuelo e Triya reinventam estampas para o verão