A nova 'mania' da Geração Z que vem irritando autoridades nos aeroportos
Vídeos viralizaram nas redes, mas, de acordo com profissionais, prática não deveria ser feita
Repórter colaborador
Publicado em 11 de setembro de 2024 às 15h13.
Os aeroportos mal começaram a introduzir novas máquinas de escaneamento, dispensando a necessidade de desempacotar bagagens de mão, e já surgiu umanova tendência que está incomodando algumas pessoas: tirar fotos dos itens soltos nas bandejas de segurança.
Segundo reportagem da CNN, o “estilo bandeja de aeroporto” explodiu no TikTok, Instagram e Pinterest, com fotos artisticamente organizadas de óculos de sol, sapatos, artigos de higiene pessoal e material de leitura nas bandejas de polipropileno.
É a mais recente de uma série de tendências da Geração Z na qual as pessoas expõem seus pertences combinando organização e estética, isso acontece com prateleiras de livros, mesas de cabeceira e até mesmo no interior das geladeiras.
Tirar fotos em das bandejas de aeroportos, no entanto incomoda muita gente, já que a fila de segurança é um dos lugares onde não se pode perder tempo.
Jornais como o New York Post criticaram a tendência como uma perda de tempo que atrapalha as filas da TSA (Transportation Security Administration). Já o Metro, doReino Unido, destacou que o comportamento pode fazer você ser a pessoa mais odiada no aeroporto. Um sentimento nada nobre.
Comentários em vídeos no TikTok, como o da Shop Pursue, mostram o descontentamento com jovens organizando suas bandejas enquanto se preparam para viagens: “As pessoas atrás de vocês devem se irritar por ficarem esperando”.
Entretanto, como acontece com muitas coisas online, nem tudo é o que parece. Em um vídeo com 82 mil curtidas, a influenciadora Chelsea as of Late ensina como seguir a tendência sem incomodar. O segredo, segundo ela, é fazer isso após passar pela segurança: encontrar um lugar tranquilo e, se tiver tempo, montar algumas bandejas. Sem incomodar e ainda mobilizar seus seguidores. Uma mistura perfeita.
Muitos da Geração Z que aderiram à tendência podem não estar cientes de algo problemático: um estudo europeu, de 2018, descobriu que as bandejas de aeroportos são a parte menos higiênicado local, carregando mais germes do que os banheiros . Embora o álcool em gel não apareça nas fotos, deveria ser um item mais lembrado nas próximas postagens.