Transportadora digital leva 15,1 mi de toneladas e cresce 41% em volume
Empresa criada pela Votorantim Cimentos expandiu sua base de motoristas após diversificação das atividades
Plataforma de conteúdo
Publicado em 19 de maio de 2023 às 12h00.
Última atualização em 29 de maio de 2023 às 13h33.
A Motz, transportadora digital que trabalha com a jornada logística de caminhoneiros e embarcadores, registrou umcrescimento de 41% no volume transportado em 2022, quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 15,1 milhões de toneladas. A empresa também apresentou um aumento de 63% na base de motoristas cadastrados , totalizando mais de 27,5 mil motoristas, e acumulou mais de 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o realizado em 2021. Fatores como o foco na expansão do time comercial e a conquista de novos clientes foram responsáveis por estimular uma expansão acelerada.
Para 2023, a expectativa é ampliar a empresa como um todo de 20% a 30%. "Queremos dar sequência à nossa estratégia de aumentar a capilaridade do portfólio, com o objetivo de atender uma linha ainda maior de produtos para diversos tipos de embarcadores”, diz André Pimenta, CEO da Motz.
- Embraer e Azorra fecham novo acordo com Royal Jordanian para 8 jatos comerciais
- Hapvida (HAPV3) vende São Francisco Resgate por R$ 150 milhões
- Gestora aumenta aposta na Light (LIGT3) para 21,8% após empresa entrar em recuperação judicial
- Filho do fundador da Vivara (VIVA3) já vendeu mais 60% de sua participação
- 13º salário do INSS: consulta ao pagamento será liberado no domingo
- Eleições na Turquia: Erdogan assume ‘liderança sólida’ após 20% das urnas apuradas
Como funciona a plataforma para caminhoneiros?
A Motz foi criada em 2020 pela Votorantim Cimentos para realizar o transporte de cargas de fornecedores da companhia até suas fábricas. No entanto, os conteúdos se diversificaram e hoje, a empresa atende diversos setores e transporta variados tipos de produtos. No agronegócio , a Motz carrega milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes, calcário, entre outros. Já para as indústrias, a empresa transporta materiais de construção (blocos de concreto, cimento, argamassas, cales, rejuntes, etc), minérios e também matérias primas como gesso, areia, bauxita, coque de petróleo e clínquer.
Com gestão independente e autonomia administrativa, a transportadora digital centralizaa gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio da sua plataforma digital, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos .
Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete.Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. “Quando tomamos a decisão de abrir para o mercado, em 2022, tínhamos apenas um cliente, que era a Votorantim Cimentos, e 20 funcionários. Em um ano, saltamos para mais de 130 clientes e 100 colaboradores dentro da organização”, afirma Pimenta.
Presente em mais de 100 pontos de expedição, a empresa atua construindo um ecossistema voltado para a valorização do motorista autônomo, com programas e parcerias voltados para estes profissionais, desde benefícios no meio da saúde, até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Braza Bank se torna o maior banco exclusivo de câmbio do Brasil
Constanta vira maior empresa de Internet das Coisas da América Latina