Carlos Werneck: Sim, o turismo do Rio de Janeiro precisa de uma tirolesa
Em artigo opinativo, o especialista explora as possibilidades do ecoturismo no Brasil
Plataforma de conteúdo
Publicado em 13 de setembro de 2023 às 14h46.
Última atualização em 13 de setembro de 2023 às 16h26.
Por Carlos Werneck*
A construção da tirolesa no Parque Bondinho Pão de Açúcar é parte das ações do Rio de Janeiro voltadas para o desenvolvimento do ecoturismo .Recentemente, a revista Forbes elegeu o Brasil como o melhor país para a prática e, com grande extensão territorial e a maior biodiversidade do mundo, temos um enorme potencial para o segmento. Infelizmente, a atividade turística, capaz de promover uma interação direta entre o viajante e a natureza, ainda é pouco explorada por aqui e o projeto da tirolesa, que tem o intuito de quebrar esta barreira, está atualmente paralisado.
- ONS: níveis dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste estão em 73,5%
- Empréstimos em moeda chinesa aumentam 1,36 trilhão de yuans em agosto
- Prazo de inscrição de credores no Desenrola Brasil é prorrogado até 12 de setembro
- Taxa de desemprego do Reino Unido sobe a 4,3% no trimestre até julho; salários avançam 7,8%
- Nestlé compra Kopenhagen — e Advent deixa o negócio
- Faustão tem boa recuperação e é transferido para o quarto em SP
O Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo. A empresa que administra o atrativo anunciou a inauguração da tirolesa em 2022 e o projeto promete conectar o morro do Pão de Açúcar ao da Urca. O objetivo é fomentar o turismo sustentável – outro nome dado para o ecoturismo – no Brasil, aprimorando a experiência dos visitantes do parque e atraindo cada vez mais turistas.
Por que a construção da tirolesa do Pão de Açúcar está parada?
Com 400 metros de altura, a empresa promete um “passeio” contemplativo em uma das paisagens mais icônicas do planeta, durante uma descida de apenas 50 segundos e numa velocidade de até 100km/h. No momento, as obras para a construção da tirolesa estão paralisadas devido à uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal.
Tenho acompanhado de perto esta discussão e me causa estranheza, confesso, ao ler determinadas críticas sem embasamento. A tirolesa do Pão de Açúcar foi analisada de forma criteriosa pelos órgãos competentes, que aprovaram o projeto e concederam todas as licenças necessárias para o início das obras.
Todos os requisitos técnicos solicitados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Simplificação (SMDEIS) foram cumpridos, tendo sido considerados a importância ambiental, cultural e paisagística da área que, há 10 anos, está inserida no Sítio UNESCO– “Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar”.
A GeoRio e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) também aprovaram o projeto e acompanham de perto, fiscalizando frequentemente as obras para a construção.
O que é preciso para entender a questão?
O que me parece é que falta confiança nas instituições e no próprio trade turístico, que já se manifestou publicamente em prol do projeto.O Brasil reúne todas as características para se tornar uma potência no ecoturismo, mas alguns movimentos conservadores impedem a evolução do setor. É preciso entender que é possível inovar respeitando o meio ambiente, o patrimônio histórico e cultural da cidade e também a população local.Investir no turismoé fomentar um setor que, segundo o Relatório de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo
(WTTC), representa quase8% do PIBdo nosso país, gerando novos empregos e renda.
A tirolesa servirá como referência para que outras iniciativas voltadas ao turismo sustentável ganhem cada vez mais força no Brasil, atendendo as necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo a natureza e ampliando as oportunidades socioeconômicas. Dito isto, afirmo: sim. O turismo no Rio de Janeiro precisa da tirolesa.
*Carlos Wernec k é presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Bússola Cultural: semana destaca espetáculo circense 60+ e Dia Nacional do Teatro
PLAY: Grammy pode premiar música cantada por IA imitando Drake e The Weekend
Cavaleiros olímpicos disputarão Copa Sabemi na Hípica do Rio