Bússola

Um conteúdo Bússola

Executivos Sérgio Gordilho e Márcio Santoro voltam a ser sócios da África

A nova jornada como sócios da África consolida a trajetória de 14 anos dos publicitários à frente da agência

 Africa Creative tem uma personalidade de grife publicitária (Agência África/Divulgação)

Africa Creative tem uma personalidade de grife publicitária (Agência África/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 14 de abril de 2023 às 15h29.

Última atualização em 14 de abril de 2023 às 16h20.

Referências no mercado publicitário brasileiro, Sérgio Gordilho e Márcio Santoro construíram, em 14 anos como presidentes, uma carreira consistente que fez com que a agência conquistasse o posto de uma das maiores e mais premiadas do Brasil e do mundo. Os executivos estão de volta à condição de sócios sete anos após terem vendido sua participação ao Grupo Omnicon e querem apostar em novos negócios. O mais recente movimento anunciado é a mudança do nome da agência para Africa Creative, reforçando a personalidade de uma das mais famosas ‘grifes’ publicitárias brasileiras.   

A África sempre teve o papel de principal agência do Hemisfério Sul no Grupo Omnicon. A partir da simplificação da holding, as ações da Africa foram renegociadas com os executivos. O movimento é uma reafirmação da confiança que o grupo tem na potência do negócio e na jornada da agência rumo ao futuro, unindo a expertise estratégica dos publicitários a todo o arcabouço das ferramentas de mídia e dados mais modernas e sofisticadas do mundo graças à sociedade com o Grupo Omnicom.  

“A África é uma agência muito representativa para o mercado brasileiro e resolvemos manter o espaço que sempre amamos e estivemos à frente, nos reposicionando enquanto negócios para reforçar nossa identidade criativa. Vamos continuar usando toda a expertise que tivemos durante esses anos com o Grupo Omnicon com o nosso próprio jeito de fazer, unindo o melhor dos dois mundos”, diz Sérgio. Juntos, Sérgio e Márcio são investidores da holding. 

Para os executivos, o momento é de retomada como sócios, em um nível ainda mais estratégico para o futuro da agência, responsável pelas contas de algumas das dez mais valiosas marcas do País, como Itaú, Petrobrás, Vivo, Natura e Brahma.  

De acordo com a consultoria Scopen, com sede na Espanha, a África é a única agência do mundo a ser líder nas 13 categorias avaliadas pelos principais CMOs do Brasil. “Não existe uma agência no mundo (em todos os países em que se realiza o Agency Scopen), que tenha conseguido liderar todos os rankings por 16 anos. A posição da África é de uma solidez absoluta, admirada pelos anunciantes e profissionais da concorrência”, declara trecho do estudo divulgado pela consultoria.   

A África também está entre as maiores compradoras de mídia digital do País e tem como foco a atuação estratégica na criação e transformação de negócios por meio de produtos, serviços e inovação digital. De acordo com ranking do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, Cenp, a África foi a terceira agência com maior compra de mídia do Brasil em 2022, contribuindo fortemente para a movimentação da economia criativa e do mercado de comunicação como um todo.  

Conforme a Contagious, referência mundial em criatividade e inovação, a África é também uma das 10 melhores e mais corajosas agências do planeta. A publicação Adweek considerou a agência uma das 10 mais criativas do mundo. A África entrou ainda no top 3 do ranking Creative 100, do WARC, serviço de assinatura digital global que oferece as melhores práticas de publicidade, evidências e insights das principais marcas do mundo. 

Como um case de governança e gestão, é a única empresa do segmento de agências a estar no ranking do Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa).  

Agência focada no melhor time do País 

Em quase 15 anos, mantendo o foco em um time com vários dos melhores profissionais e líderes do País, dar visibilidade ao trabalho do todo, agregando à paixão de ambos pelo mercado brasileiro de publicidade e de marketing.  

A história dos dois executivos com a agência remonta ao início do século XXI, com novas perspectivas no mercado publicitário diante de formatos mais disruptivos e maior presença digital para as marcas. Márcio e Sérgio foram fundadores da empresa, em 2002, com os sócios Nizan Guanaes, Marcio Santoro, Luiz Fernando Vieira e Olivia Machado. “A África já nasceu disruptiva e está sempre reinventando as ideias e os espaços publicitários de atuação. É um verdadeiro ecossistema de criatividade e inovação de marketing e publicidade. Está no nosso DNA”, afirma Márcio.   

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube   

Veja também 

Portobello Grupo apresenta lançamentos na Expo Revestir 

Verity anuncia aquisição da Neurona para ampliar Design Driven Innovation 

Com alto investimento em tecnologia, plataforma de viagem completa 12 anos 

 

Acompanhe tudo sobre:planos-de-negociosAgência ÁfricaAgências de publicidade

Mais de Bússola

Startup aposta em créditos de carbono tokenizados e visa liderança no mercado brasileiro

O que precisa mudar na internet?

Cibersegurança em empresas: como evitar vazamentos de dados em períodos de baixa atividade

ESG da Everest apoia conservação dos recursos hídricos no Pantanal