Como é o processo para a empresa dona do Burger King concluir compra da Starbucks?
A operadora de fast food Zamp ainda precisa ter sucesso em cinco etapas antes de adquirir os ativos da rede de cafeterias da SouthRock, que está em recuperação judicial
Plataforma de conteúdo
Publicado em 7 de junho de 2024 às 13h00.
A operadora de redes de fast food Zamp , responsável pelas franquias Burger King e Popeyes , anunciou na última quinta-feira (6) a compra daStarbucks por R$ 120 milhões.
A famosa franquia de cafeterias tem, atualmente, cerca de 140 unidades no Brasil – 50 foram fechadas nos últimos meses. A empresa é administrada pela SouthRock , que está em processo de recuperação judicial desde novembro de 2023 com dívidas de R$ 1,8 bilhão.
A aquisição dos ativos da Starbucks no Brasil pela Zamp pode proporcionar a continuidade das operações no país, mas o processo de aquisição passou apenas pela primeira etapa e ainda precisa ter êxito nas próximas.
Como funciona a aquisição dos ativos?
O advogado Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Societário, explica que o processo geral de aquisição de ativos em uma recuperação judicial deve passar pelas seguintes etapas:
- Proposta de aquisição
- Análise e aprovação judicial
- Assembleia de credores
- Autorização judicial
- Conclusão de venda
- Uso do valor da venda.
“ Na análise e aprovação judicial (próxima etapa), a proposta precisa ser minuciosamente analisada pelo administrador judicial e pelos credores da SouthRock . A aprovação da oferta é crucial para garantir que ela trará benefícios tanto para a recuperação da empresa quanto para a satisfação dos credores ”, explica o especialista.
Na assembleia de credores, eles votam sobre a proposta de aquisição. A aprovação requer uma maioria qualificada, conforme previsto na Lei de Falências e Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005).
“ Mesmo após a aprovação pelos credores, a venda precisa ser autorizada pelo juiz responsável pelo processo de recuperação judicial. Esta etapa garante que a venda está de acordo com as exigências legais e não prejudica outros credores ”, salienta.
Uma vez aprovada judicialmente, a venda é finalizada e os ativos são transferidos para a Zamp. Isso inclui a transferência de imóveis, equipamentos e direitos de operação daStarbucksno Brasil.
“ Nesse momento, os recursos obtidos com a venda dos ativos serão utilizados para pagar as dívidas da SouthRock , respeitando a ordem de preferência estabelecida pelo plano de recuperação judicial e pela legislação ”, conclui Canutto.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube